Estudo de caso com profissionais da área de enfermagem sobre uma prática gamificada como ferramenta de ensino-aprendizagem

jogo “Batalha Contra Iras”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.663

Palavras-chave:

prática gamificada, ferramenta de ensino-aprendizagem, enfermagem

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma atividade gamificada como intermediação pedagógica aplicada aos profissionais da área de enfermagem em um hospital universitário brasileiro. Como uma metodologia ativa e inovadora, a gamificação é inserida nesse processo como ferramenta de aprendizagem.  O jogo proposto, intitulado Batalha contra IRAS, é utilizado para tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e eficaz. Neste sentido, foi desenvolvida uma capacitação usando este jogo durante vários meses, na sequência, foi realizada uma pesquisa de campo quanti-qualitativa e aplicação de questionário em escala Likert para conhecer o perfil dos participantes e avaliar a sua percepção quanto à metodologia, pertinência e impacto da capacitação, bem como o papel do instrutor/facilitador do jogo. Os resultados foram apresentados em gráficos e tabelas, analisados e comentados. Como benefício da aplicação do jogo, pode-se perceber que a atividade permitiu identificar a necessidade dos profissionais manterem-se atualizados, além de oportunizar a aquisição de novos conhecimentos ao seu público.

Biografia do Autor

Paulo Petroaldo Nogueira de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Licenciado em Matemática pela UNIASSELVI (2020). Especialista em Gestão e Supervisão em Sistemas Educacionais e Empresariais com Docência no Ensino Superior pela UEVA (2011). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela UAB - UESPI (2016). Trabalhei como Professor Substituto Na Universidade Estadual do Piauí - UESPI (julho de 2012 a julho de 2016). Professor Formador do PARFOR - UESPI (julho de 2012 a julho de 2016). Experiência na área/disciplinas de Filosofia, Sociologia, Psicologia Aplicada a Contabilidade, Avaliação da Aprendizagem, Estágios Supervisionados, Prática e Política Pedagógica e outras áreas. Trabalhei como Professor de Matemática Ensino Fundamental Maior (20h) pela Secretaria Municipal de Educação de Barras - PI, de 2009 até 2021-(12 anos). Trabalhei como Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Secretaria Municipal de Saúde de Barras - PI de 2010 até 2021-(11 anos). Tenho Curso Básico em Libras no Centro de Apoio a Pessoas Surdas - CAS -Teresina- PI (junho a dezembro - 2016). Também o Curso Libras Intermediário na mesma IEs e o Curso Libras Avançado. Atualmente sou Servidor Federal no cargo de Pedagogo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM, localizado em Santa Maria - RS. DISCENTE NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 2024 à 2026 - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Rogério Correa Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorado em Informática (UFPR 2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de graduação em computação (presencial e EaD) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software, funções virtualizadas de rede e programação em blocos.

Leila Maria Araujo Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria.Atua no Programa Especial de Graduação para EPT (PEG) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT), e é líder do grupo de pesquisa Metodologias Ativas para EPT, desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Metodologias Ativas no Ensino, Praticas Inovadoras de ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Profissional e Tecnológica.

Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de York - Reino Unido (2011). Tem experiência nas áreas de processamento de imagens, matemática computacional, visão computacional e reconhecimento de padrões. Atualmente é professora Associada no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM-UFSM). Participou do projeto do sistema de simulação para o ASTROS (Sis-ASTROS) onde focou na idealização e desenvolvimento do treinamento baseado em computador CBTs (TBCs). A mais de dez anos vem trabalhando nas área de processamento de imagens e visão computacional focando em aplicação práticas de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR

Claudia Rosane Perico Lavich, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1987). Especialização em Enfermagem Intensiva Adulto , Pediátrica e Neonatal pela Centro universitário Franciscano- UNIFRA( 2001) ; Especialização em Gestão da Clinica para Hospitais SUS pela Fundação Cabral - Hospital Sirio Libanês SP (2009);  Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM ( 2012). Atuou como enfermeiro assistencial na UTI RN do Hospital Universitário de Santa Maria ( 1995 a 2006) exercendo cargo de chefia no período de 2002 a 2004; 2010 a 2012;  2013-15 . Atuou como professor supervisor de aulas práticas na área de enfermagem pediátrica da disciplina de Assistência de enfermagem a mãe, criança e adolescente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano UNIFRA de 1996 a 2005. Exerceu o cargo de chefe do Serviço de Enfermagem em Educação Permanente / HUSM  2007 a 2010. Coordenou  a Rede Universitária de telemedicina e Telessaúde HUSM/ UFSM de 2008 a 2009 ;  exerceu a Preceptoria da Residência Multiprofissional da UFSM na linha Mãe bebê no período de 2010 a 2012 ;  De 2015- 2023 coordenou o Núcleo de educação Permanente em Saúde do HUSM.  De 2007- 2010; de 2015 aos dias atuais Coordena o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem do HUSM . Desde 2023 até os dias atuais  exerce a  chefia da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal do HUSM pela EBSERH.

Downloads

Publicado

02.07.2025

Como Citar

PAULA, Paulo Petroaldo Nogueira de; TURCHETTI, Rogério Correa; SANTOS, Leila Maria Araujo; CEOLIN, Simone Regina; LAVICH, Claudia Rosane Perico. Estudo de caso com profissionais da área de enfermagem sobre uma prática gamificada como ferramenta de ensino-aprendizagem: jogo “Batalha Contra Iras”. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 219–235, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.663. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/663. Acesso em: 6 jul. 2025.
Share |