Estudo de caso com profissionais da área de enfermagem sobre uma prática gamificada como ferramenta de ensino-aprendizagem
jogo “Batalha Contra Iras”
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.663Palavras-chave:
prática gamificada, ferramenta de ensino-aprendizagem, enfermagemResumo
Neste trabalho é apresentada uma atividade gamificada como intermediação pedagógica aplicada aos profissionais da área de enfermagem em um hospital universitário brasileiro. Como uma metodologia ativa e inovadora, a gamificação é inserida nesse processo como ferramenta de aprendizagem. O jogo proposto, intitulado Batalha contra IRAS, é utilizado para tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e eficaz. Neste sentido, foi desenvolvida uma capacitação usando este jogo durante vários meses, na sequência, foi realizada uma pesquisa de campo quanti-qualitativa e aplicação de questionário em escala Likert para conhecer o perfil dos participantes e avaliar a sua percepção quanto à metodologia, pertinência e impacto da capacitação, bem como o papel do instrutor/facilitador do jogo. Os resultados foram apresentados em gráficos e tabelas, analisados e comentados. Como benefício da aplicação do jogo, pode-se perceber que a atividade permitiu identificar a necessidade dos profissionais manterem-se atualizados, além de oportunizar a aquisição de novos conhecimentos ao seu público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Petroaldo Nogueira de Paula, Rogério Correa Turchetti, Leila Maria Araujo Santos, Simone Regina Ceolin, Claudia Rosane Perico Lavich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.