Alocação de recursos escassos no contexto da pandemia de COVID-19

reflexões e desafios éticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.670

Palavras-chave:

Bio´ética, Alocação de recursos em saúde, Saúde Pública, Revisão Ética, Universidades

Resumo

O estudo objetiva compreender as perspectivas bioéticas na alocação de recursos escassos no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo teórico fundamentado através de pesquisa-ação, realizado com pós-graduandos de uma universidade pública. Utilizou-se grupo focal, com metodologia de análise de conteúdo temática, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A partir da análise, constatou-se uma preocupação com a disponibilidade de recursos durante a pandemia, que envolveu estabelecimento de comitês de ética clínica, manutenção de princípios da bioética intervencionista e principialista, enquanto ato prático já consolidado na área da saúde do país. Manifestam-se a favor da justiça na distribuição de recursos, não priorização de grupos, maximização dos recursos e manutenção de assistência humanizada. Por fim, pretende-se que os eventos durante a pandemia sejam amplos em ações coletivas e individuais, sempre visando não-maleficência e menor dano.

Biografia do Autor

Ricardo Jardim Neiva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Clara de Cássia Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). professora assistente da Universidade Estadual de Montes Claros. Enfermeira obstretra do HUCF - Hospital Universitário Clemente Farias de Montes Claros - MG. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Humanização do Parto e Nascimento, Aleitamento Materno, Recém-Nascido, Método Canguru e abordagem em Pesquisa Qualitativa. Atualmente doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Amanda Karoline Pinheiro Silva , Universidade Estadual de Montes Claros

Bacharel em Enfermagem

Magda Matos Tanure do Amaral, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestra em Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Graduada em Pedagogia. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Gestão Pública. Compõe o quadro de Servidores Federais da Educação, desempenhando funções inerentes ao cargo de Pedagogo no Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Norte de Minas Gerais- Campus Araçuaí. Agrega experiência profissional na área de Educação do Campo, Educação especial e Inclusiva, com ênfase em orientação educacional.

Cristina Andrade Sampaio, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestrado em Epidemiologia e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Antropologia Médica e Pesquisa Qualitativa em Saúde. É líder do grupo de pesquisas do CNPq Saúde Mental, álcool, crack e outras drogas. Coordena o Laboratório de Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde - LabQuali.

João Felício Rodrigues Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (1993), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Especialista em Clínica Médica e em Homeopatia reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. É professor titular de Clínica Médica da Universidade Estadual de Montes Claros onde atua no curso de medicina com a metodologia aprendizagem baseada em problemas e professor permanente nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de clínica médica e em Homeopatia. Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia populacional e molecular, Homeopatia, Educação e Saúde.

Downloads

Publicado

25.09.2025

Como Citar

NEIVA, Ricardo Jardim; VERSIANI, Clara de Cássia; SILVA , Amanda Karoline Pinheiro; AMARAL, Magda Matos Tanure do; SAMPAIO, Cristina Andrade; NETO, João Felício Rodrigues. Alocação de recursos escassos no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões e desafios éticos. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 151–167, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.670. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/670. Acesso em: 2 out. 2025.
Share |