Evolução histórica dos Microempreendedores Individuais (MEI) no Baixo Vale do Jequitinhonha/MG

perfil dos empreendedores (2009-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.712

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Vale do Jequitinhonha, Lei Complementar nº 128/2008, Economia Informal, Minas Gerais

Resumo

A Lei Complementar nº 128/2008 instituiu o Microempreendedor Individual, nova categoria empresarial voltada à formalização de pequenos negócios. Este artigo tem como objetivo investigar o perfil dos Microempreendedores Individuais (MEIs) do Baixo Vale do Jequitinhonha/MG entre os anos de 2009 e 2022, analisando sua evolução histórica e principais características socioeconômicas e setoriais. Os dados analisados revelam uma tendência geral de crescimento no número de MEIs formalizados ao longo do período, com saldos positivos entre aberturas e fechamentos, exceto em 2018, ano que apresentou saldo negativo, possivelmente influenciado pela melhoria na geração de empregos formais. Quanto ao perfil dos empreendedores, predominam homens com idade entre 31 e 40 anos. As principais atividades econômicas identificadas foram o comércio varejista de vestuário e acessórios, com 75,67% liderado por mulheres, e os bares e estabelecimentos de bebidas, com 65,82% dirigidos por homens. Mesmo sendo uma região com baixos indicadores socioeconômicos e fraco dinamismo econômico, o Baixo Jequitinhonha registra um número significativo de MEIs. O estudo reforça a importância do empreendedorismo como estratégia de inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento local, especialmente em áreas economicamente desfavorecidas.

Biografia do Autor

Bernardo Almeida Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Almenara (2023). Atua como membro do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais (Unimontes), do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-brasileiros Indígenas (NEABI UFOP), do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados e do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inteligência Artificial Aplicada, ambos do IFNMG, e do Observatório de Políticas Raciais (UFMG). Durante o ensino médio, atuou como membro do NEABI do IFNMG - campus Almenara (2021-2023) e como Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq (2021-2023). Foi bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa PIP/UFOP (2024). Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do CNPq, membro da Comissão de Verificação e Reavaliação - Cota para Negros da UFOP e membro titular da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão (CPEDI) da Escola de Minas. Seus principais temas de interesse incluem Empreendedorismo e Inovação, Ergonomia, Relações de Trabalho e Diversidade e Inclusão.

Ana Liriel Rodrigues Novais, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Campus Rio Paranaíba. Técnica em Administração Integrada ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFMG) Campus Almenara (2023). Foi Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq (2022-2023), desenvolvendo pesquisa na área de Administração. Atualmente, participa de projetos de extensão voltados à promoção da alimentação saudável e práticas educativas no âmbito da Nutrição. Seus principais interesses incluem reaproveitamento alimentar, práticas de educação nutricional e promoção da conscientização nutricional.

Luiz Célio Souza Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2017). Atualmente é Professor, em regime de Dedicação Exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Câmpus Almenara e Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível A. Foi Pesquisador Nível 2 (Bolsista Produtividade PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Engenharias de Produção e de Transportes (2021-2024) e bolsista da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Programa Cátedras Brasil (2020-2021). É pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inteligência Artificial Aplicada e do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados, ambos do IFNMG. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento experimental, otimização, análise de viabilidade e finanças e análise econômica de projetos de energia renovável. 

Emanuelly Alves Pelogio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), com graduação em Administração pela mesma universidade UFRN (2007). Atualmente é Professora de Administração em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Câmpus Almenara. Atua como coordenadora do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFNMG - Almenara. Se interessa por temas relacionados ao Marketing, Empreendedorismo, Estratégia e aspectos empresariais relacionados aos princípios de environmental, social and corporate governance (ESG). 

Downloads

Publicado

27.11.2025

Como Citar

ROCHA, Bernardo Almeida; NOVAIS, Ana Liriel Rodrigues; ROCHA, Luiz Célio Souza; PELOGIO, Emanuelly Alves. Evolução histórica dos Microempreendedores Individuais (MEI) no Baixo Vale do Jequitinhonha/MG: perfil dos empreendedores (2009-2022). Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 332–349, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.712. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/712. Acesso em: 30 nov. 2025.
Share |