A escuta sensível sob o olhar de futuros professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.715

Palavras-chave:

afetividade, Conhecimento Didático-Matemático, escuta sensível, formação inicial, matemática, professores

Resumo

Este artigo aborda a escuta sensível na formação docente matemática enquanto estratégia metodológica para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e afetivas, pautadas no diálogo e no cuidado com as emoções. Ele é parte de uma pesquisa mais abrangente, realizada no biênio 2023-2024, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. Utiliza uma abordagem qualitativa para investigar a escuta sensível baseada nos princípios do modelo de Conhecimento Didático-Matemático do professor (CDM). Tem por objetivo identificar, sob a perspectiva de 16 futuros professores de matemática, a escuta sensível nas etapas de discussão, preparação, aplicação e avaliação de uma sequência de oficinas realizadas com estudantes da Educação Básica, no programa Acelera e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações foram analisados e seus resultados apontam que as potencialidades da escuta sensível no contexto das oficinas temáticas foram notadas pelos futuros professores, que reconhecem a relevância da escuta e da afetividade na formação inicial e prática docente, apontando uma lacuna no curso de licenciatura em matemática que, predominantemente, concentra-se em aspectos cognitivos em detrimento dos afetivos.

Biografia do Autor

Léia Santana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Uesb (2012) Licenciada em Matemática pela Claretiano – Centro Universitário (2017), pós graduação lato sensu em Alfabetização, letramento e Matemática pela Faculdade Einstein – Facei (2014), pós graduação lato sensu em Pedagogia Histórico-crítica para as escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016), mestrado em Ensino pela Universidade Estadual da Bahia – UESB.  De 2013 a 2018 foi professora substituta na Rede Municipal de Educação no município de Vitória da Conquista – BA, e em 2019 se tornou Coordenadora Pedagógica efetiva na Rede Estadual da Bahia, onde permanece atualmente.

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Exatas Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2006), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugual (2005), obtendo ainda o Doutorado Europeu (2006). Realizou Pós-Doutorado com bolsa CAPES pelo Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação/CAFP-BA, Projeto: 14/2009, no Programa de Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidad Nacional del Litoral (UNL), Santa Fe, Argentina (2011), Projeto do qual foi Coordenadora Operacional durante quatro anos. Possui, ainda, especialização em Estatística e Investigação Operativa (2003) e em Metodologia do Ensino da Matemática (1996). Em 2018 se tornou Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, instituição a qual trabalha desde 1995. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB), programa do qual foi coordenadora de 2016 a 2018, e vice-coordenadora de 2018 a 2020. Participa como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educación en Ciencias y en Didáctica de las Ciencias Experimentales da UNL, Santa Fe - Argentina e do Programa de Didática das Ciencias Experimentais e da Matemática da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa CNPQ: Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática, desenvolvendo pesquisas na área de Educação Matemática, no marco do Enfoque Ontossemiótico, do Desenho de Tarefas, da Metacognição e Afetividade Matemática. É Bolsista Produtividade CNPq, PQ-2. 

Downloads

Publicado

27.11.2025

Como Citar

SOUSA, Léia Santana; GUSMÃO , Tânia Cristina Rocha Silva. A escuta sensível sob o olhar de futuros professores de matemática. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 350–371, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.715. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/715. Acesso em: 30 nov. 2025.
Share |