Comunicação institucional e o uso de formas linguísticas dinâmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.738

Palavras-chave:

Comunicação Institucional. Linguagem. Comunicação Digital

Resumo

O presente artigo investiga a transformação da comunicação institucional no contexto das redes sociais digitais, analisando como a linguagem dinâmica pode contribuir para a eficácia e a proximidade comunicacional entre instituições e seus públicos. A expansão de plataformas como Facebook, X, Threads e Instagram reformulou profundamente o cenário comunicacional contemporâneo, exigindo das organizações novas estratégias discursivas que conciliem formalidade e fluidez. Tradicionalmente pautada pela norma culta e pela impessoalidade, a comunicação institucional passa a incorporar recursos linguísticos próprios do ambiente digital - como emojis, gírias, abreviações e expressões coloquiais - sem que isso comprometa sua credibilidade. Tais “formas dinâmicas” revelam-se instrumentos relevantes para humanizar o discurso e potencializar o engajamento, especialmente entre públicos mais jovens. O estudo propõe uma reflexão sobre a adaptabilidade da linguagem frente às transformações sociais e tecnológicas, compreendendo-a não como uma ruptura com os padrões normativos, mas como uma evolução natural dos processos comunicacionais. Ao articular fundamentos teóricos e exemplos práticos, o artigo destaca a importância da linguagem como elemento estratégico para a comunicação institucional na era digital.

Biografia do Autor

Ilana Teixeira Bonfim Meira, Uesb

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Rômulo Lima Meira, IFBA

Docente do Instituto Federal da Bahia, IFBA Campus Seabra

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Publicado

27.10.2025

Como Citar

MEIRA, Ilana Teixeira Bonfim; MEIRA, Rômulo Lima. Comunicação institucional e o uso de formas linguísticas dinâmicas. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 230–242, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.738. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/738. Acesso em: 29 out. 2025.
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