Autobiografia na prática:
percursos de uma professora em transformação
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.9Palavras-chave:
docencia; form(ação);, autobiografiaResumo
Este artigo resulta de uma autorreflexão, tem abordagem qualitativa e foi elaborado com base no método autobiográfico, com foco na história de vida. O ensino envolve dimensões e competências diferentes e mutáveis, de acordo com o contexto em que é desenvolvido e, além da atuação, há toda uma história de formação pessoal e profissional. Considerando a inseparabilidade entre o âmbito pessoal e profissional, neste texto procuro descrever o período da minha história de vida e a formação de professores. Examinei na subjetividade o percurso no qual me tornei professora, retomando à consciência as intencionalidades interpretativas na organização lógica dos processos de formação, que muito contribuem como fontes de compreensão dos fenômenos humanos. Apresento uma autoreflexão sistematizada a partir de trabalhos de autores da área da Educação e utilizo da poesia para pensar as tensões entre as condições reais de vida e a profissão docente. Resulta de reflexões sobre as leituras e diálogos ocorridos nos encontros da disciplina de Formação Docente em Geografia, oferecida aos estudantes na pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.