Permanência e evasão na Educação a distância

estudo de caso sobre estudantes do curso técnico em meio ambiente - IFNMG, Campus Almenara-MG

Autores

  • Eduardo Charles Barbosa Ayres Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara
  • Vanessa Fonseca Ayres PPGSAT/Universidade Federal de Minas Gerais- Universidade Estadual de Montes Claros
  • Marcela Alves Fonseca POSGEO/Universidade Federal da Bahia
  • Ellen Fabiana Oliveira Gonçalves Secretaria de Estado de Educação-MG
  • Ana Ivânia Alves Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v3i1.154

Palavras-chave:

Educação a distância. Evasão. Permanência.

Resumo

A Educação a Distância (EaD) vem se tornando uma realidade cada vez mais comum, porém o acesso remoto tem revelado motivos determinantes para abandono ou manutenção dos estudantes. Esse estudo teve como objetivo identificar e avaliar aspectos influenciadores da evasão e permanência de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFNMG - Campus Almenara, modalidade a distância, turma com início em março de 2013 e término em março de 2015. A aplicação de questionário via e-mail e pesquisa documental aconteceram entre fevereiro e março de 2015. Nota-se que as causas centrais que fizeram os estudantes, em algum momento, pensarem em desistir do curso foram a sobrecarga de trabalho escolar, o material didático de baixa qualidade e difícil entendimento, a dificuldade em conciliar trabalho com estudo e o deslocamento para momentos presenciais. Contudo, a realização pessoal, a qualificação profissional, o apoio e incentivo dos professores e tutores foram relevantes para prosseguir no curso. O estudo revelou evasão de 41% dos estudantes. Concluiu-se que as informações a respeito da permanência e evasão podem auxiliar tutores, professores, coordenadores e gestores educacionais para tornarem os cursos EaD mais atrativos e com menores índices de desistência.

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Publicado

09.07.2021

Como Citar

AYRES, E. C. B.; AYRES, V. F.; FONSECA, M. A.; GONÇALVES, E. F. O.; FONSECA, A. I. A. Permanência e evasão na Educação a distância: estudo de caso sobre estudantes do curso técnico em meio ambiente - IFNMG, Campus Almenara-MG. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 77–90, 2021. DOI: 10.46636/recital.v3i1.154. Disponível em: http://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/154. Acesso em: 17 set. 2021.