Estudo bibliográfico sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA) em Sergipe
discussões e contribuições para a educação
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.424Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Recurso Educacional Aberto. Sergipe.Resumo
Este trabalho tem como objetivo coletar dados referentes à disponibilidade dos Recursos Educacionais Abertos - REAs no ambiente educacional sergipano, ao verificar a existência de registros bibliográficos sobre a utilização desses recursos em sala de aula e os benefícios obtidos por meio de seu uso. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa de produções no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS), e pela estratégia de investigação de artigos, teses e anais completos de eventos encontrados. Os resultados demonstraram haver discussões em torno dos REAs no ambiente educacional sergipano, evidenciando estudos que demonstram benefícios quanto à sua aplicabilidade, permitindo outros atores do ambiente educacional conhecerem o tema e a forma como esses recursos podem auxiliar na democratização do conhecimento. Apesar de ter havido a implementação de uma portaria, por parte do governo, estimulando a aplicação desses recursos em sala de aula, o que possibilitou a criação de um repositório que disponibiliza materiais didáticos que já se encontram disponíveis para utilização, os resultados demonstram a ausência de políticas públicas para a integração dos Recursos Educacionais Abertos no estado de Sergipe.
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