Estudo bibliográfico sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA) em Sergipe

discussões e contribuições para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.424

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Recurso Educacional Aberto. Sergipe.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo coletar dados referentes à disponibilidade dos Recursos Educacionais Abertos - REAs no ambiente educacional sergipano, ao verificar a existência de registros bibliográficos sobre a utilização desses recursos em sala de aula e os benefícios obtidos por meio de seu uso. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa de produções no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS), e pela estratégia de investigação de artigos, teses e anais completos de eventos encontrados. Os resultados demonstraram haver discussões em torno dos REAs no ambiente educacional sergipano, evidenciando estudos que demonstram benefícios quanto à sua aplicabilidade, permitindo outros atores do ambiente educacional conhecerem o tema e a forma como esses recursos podem auxiliar na democratização do conhecimento. Apesar de ter havido a implementação de uma portaria, por parte do governo, estimulando a aplicação desses recursos em sala de aula, o que possibilitou a criação de um repositório que disponibiliza materiais didáticos que já se encontram disponíveis para utilização, os resultados demonstram a ausência de políticas públicas para a integração dos Recursos Educacionais Abertos no estado de Sergipe.

Biografia do Autor

Mayara Santos Souza , UFVJM

UFVJM

Júlio César de Souza, IFMG

IFMG

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

SOUZA , Mayara Santos; SOUZA, Júlio César de. Estudo bibliográfico sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA) em Sergipe: discussões e contribuições para a educação. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 69–80, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.424. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/424. Acesso em: 16 jul. 2025.
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