Conceitos da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein em livros didáticos

uma abordagem na perspectiva do Ensino Médio

Autores

  • Ian Lima Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista
  • Ramon Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista
  • Carlos Takiya Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v3i1.155

Palavras-chave:

Ensino Médio, Conceitos, Livros Didáticos, Teoria da Relatividade Restrita

Resumo

Neste trabalho buscamos analisar e discutir como alguns conceitos da Teoria da Relatividade Restrita de Albert Einstein são abordados em alguns livros didáticos do ensino médio. Os conceitos mais recorrentes foram: espaço, tempo, contração do comprimento, dilatação do tempo, constância da velocidade da luz, princípio da relatividade e, principalmente, massa e energia. Os livros didáticos consultados foram publicados entre os anos de 2001 e 2012, a saber: Boas, Doca e Biscuola (2001); Ramalho, Nicolau e Toledo (2007) e Calçada e Sampaio (2012). Inicialmente, formulamos nossa base teórica a partir de livros de divulgação científica para base de comparações com os livros didáticos pesquisados. Os resultados apontam que há certas discordâncias entre os livros pesquisados no que diz respeito à relação de equivalência entre massa e energia. Alguns autores consideram a conversão de massa em energia e vice-versa, enquanto outros tratam isso como um equívoco conceitual e a única relação que existe entre essas duas grandezas é meramente numérica. Ademais, cabe dizer que a análise e a discussão das abordagens feitas pelos livros didáticos pesquisados têm o objetivo de contribuir com uma visão mais ampla sobre o conteúdo tratado.

Biografia do Autor

Ian Lima Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista, Bahia. Tem interesse na área de Ciências Exatas, com ênfase em Física, Ensino de Física, Matemática, Matemática Aplicada e Divulgação Científica.

Ramon Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista, Bahia. Tem interesse na área de Ciências Exatas, com ênfase em Física, Ensino de Física e Diulgação Científica.

Carlos Takiya, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista

Possui graduação em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP (1992), mestrado em Ciências pelo Instituto de Fisica da USP (1996) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Física da USP (2003). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Professor da UniFTC, Professor da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) com as disciplinas de Física e colaborador do Instituto de Física da USP. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento estatístico em física nuclear, espectroscopia gama, problemas inversos, estudo eletrônico de materiais e aniquilação elétron pósitron. Atua na área de ensino de física no desenvolvimento de arranjos experimentais para laboratórios didáticos, assim como desenvolvimento de métodos para análise de dados em física experimental.

Downloads

Publicado

09.07.2021

Como Citar

SANTANA, I. L.; SANTOS, R. A. dos; TAKIYA, C. Conceitos da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein em livros didáticos: uma abordagem na perspectiva do Ensino Médio. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 54–76, 2021. DOI: 10.46636/recital.v3i1.155. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/155. Acesso em: 17 set. 2021.