Aplicação e avaliação coletiva de relatório técnico:

acesso e evasão no ensino médio integrado

Autores

  • André Marcos de Sousa Nunes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí.
  • Caio Bruno Wetterich Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.234

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Acesso e evasão escolar, Produto educacional

Resumo

Trazer a dificuldade de acesso e o fenômeno da evasão no ensino médio integrado para o centro das discussões leva à busca por alternativas para o enfrentamento e a prevenção  da evasão, possibilitando assim a estruturação de uma escola mais democrática. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo promover o envolvimento reflexivo dos gestores, professores e técnicos administrativos do IFNMG – campus Araçuaí acerca do acesso e da evasão na instituição. Percorrendo o caminho da análise bibliográfica e documental, o produto educacional em formato de relatório técnico, gerado a partir da pesquisa, foi apresentado em uma videoconferência e submetido à avaliação coletiva pelos servidores do IFNMG – campus Araçuai, por meio de um questionário elaborado no Google Forms. O material analisado constituiu-se do processo de construção, apresentação e análise dos indicadores de acesso e de evasão e as relações com variáveis categóricas compostas por grupos distintos de estudantes. Os resultados apontaram compreensão, envolvimento e o desejo de mudança de ação pelos sujeitos envolvidos. Assim, os servidores participantes demonstraram uma boa aceitação do produto, que igualmente recomendaram o seu desenvolvimento em outras instituições.

 

Biografia do Autor

André Marcos de Sousa Nunes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Atualmente é Técnico Administrativo em Educação – área enfermagem  no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí.

Caio Bruno Wetterich, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico doInstituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional.

Downloads

Publicado

26.05.2022

Como Citar

NUNES, A. M. de S.; WETTERICH, C. B. Aplicação e avaliação coletiva de relatório técnico:: acesso e evasão no ensino médio integrado. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 103–122, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.234. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/234. Acesso em: 25 abr. 2024.