v. 4 n. 1 (2022): Recital: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG v. 4, n. 1, jan./abr. 2022

Edição completa

Editorial

  • Editorial O Frankenstein dos Institutos Federais (ou os sentidos da integração)

    Alex Lara Martins
    8-12
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.267

Especial ProfEPT

  • Apresentando a Cartilha “Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”

    Normelena Diniz de Oliveira, Edson Quaresma Jr
    12-32
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.245
  • Êxito Guia para otimização da rotina de estudos a distância

    Maria das Graças da Silva Costa Coelho, Roberta Pereira Matos
    33-47
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.244
  • Relatório de Pesquisa: (Re)Conhecer para Permanecer

    Karine Rodrigues Alvarez, Roberta Pereira Matos
    48-66
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.242
  • Um Ensino dinâmico possível: Guia didático de gamificação como ferramenta de orientação docente

    Lidinei Santos Costa, Caio Bruno Wetterich
    67-80
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.237
  • As contribuições de uma sequência didática interdisciplinar aplicada aos alunos do 2º Ano de um curso técnico integrado ao ensino médio

    Aleksandre Saraiva Dantas, João Hermínio Bandeira Filho
    81-102
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.236
  • Aplicação e avaliação coletiva de relatório técnico: acesso e evasão no ensino médio integrado

    André Marcos de Sousa Nunes, Caio Bruno Wetterich
    103-122
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.234

Artigos

  • A feira livre de Jordânia/MG agricultores, produtos e transporte

    Eduardo Charles Barbosa Ayres, Valquíria Vieira de Oliveira, Vanessa Fonseca Ayres
    123-137
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.203
  • Narrativas pessoais: manifestação e ressignificação identitária durante a pandemia da covid-19

    Rosilene dos Anjos Sant'Ana, Ana Carolina Freire Foratini, Maria Giulya Ramos Reis, Bruno Barbosa Ferraz
    138-158
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.176
  • Objeto Propositor e as novas mídias: uma possibilidade para trabalhar a Educação Patrimonial nas Escolas - o Patrimônio Cultural na cidade de Diamantina, protótipo experimental.

    Emmanuelle de Assis Silveira
    159-174
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.159
  • Campus Almenara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - educação e desenvolvimento

    Elias Rodrigues de Oliveira Filho, Joan Brálio Mendes Pereira Lima
    175-187
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.163
  • O podcast no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal

    Lucca Correa Viana de Oliveira
    188-200
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.193
  • Desempenho de novas variedades de mandioca indústria cultivadas em ambiente irrigado no município de Januária/MG

    Ednaldo Liberato de Oliveira, Nelson Licínio Campos de Oliveira, Cândido Alves da Costa, Josué Antunes de Machado, Ayrton Farias Viana
    201-214
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.246

Entrevistas e Debates