Apresentando a Cartilha “Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”

Autores

  • Normelena Diniz de Oliveira IFNMG
  • Edson Quaresma Jr IFMG / IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.245

Palavras-chave:

Educação empreendedora, ensino médio integrado, Empreendedorismo

Resumo

Devido à ampla disseminação do empreendedorismo, e seu forte viés empresarial, o presente estudo tem como objetivo apresentar o produto formulado a partir de uma dissertação de mestrado que analisou as relações entre os cursos técnicos em informática integrados ao ensino médio ofertados pelo IFNMG e as concepções sobre educação empreendedora empresarial e educação empreendedora social. Vislumbrou-se a possibilidade de ultrapassar as limitações do atual cenário e apresentar uma nova proposta de ensino, com vistas a desenvolver uma educação empreendedora integral e que promova a formação politécnica. Para tal foi desenvolvida uma cartilha que apresentou uma alternativa à abordagem do empreendedorismo mais comumente empregada (com viés exclusivamente empresarial \ para abertura de negócios), bem como sugere uma mudança qualitativa do papel do empreendedorismo dentro da EPT. A aplicação do produto ocorreu de forma remota, sendo avaliado por 11 professores, através de três categorias de análise: estrutura e organização, conteúdos e conceitos, e aspectos metodológicos. Os professores foram unânimes ao afirmarem que o produto é satisfatório quanto aos itens: Estrutura e organização da cartilha; Conteúdo e conceitos; Aspectos metodológicos.

Downloads

Publicado

26.05.2022

Como Citar

OLIVEIRA, N. D. de; QUARESMA JR, E. Apresentando a Cartilha “Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 12–32, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.245. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/245. Acesso em: 3 jul. 2022.