Permanência e evasão na Educação a distância
estudo de caso sobre estudantes do curso técnico em meio ambiente - IFNMG, Campus Almenara-MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v3i1.154Palavras-chave:
Educação a distância. Evasão. Permanência.Resumo
A Educação a Distância (EaD) vem se tornando uma realidade cada vez mais comum, porém o acesso remoto tem revelado motivos determinantes para abandono ou manutenção dos estudantes. Esse estudo teve como objetivo identificar e avaliar aspectos influenciadores da evasão e permanência de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFNMG - Campus Almenara, modalidade a distância, turma com início em março de 2013 e término em março de 2015. A aplicação de questionário via e-mail e pesquisa documental aconteceram entre fevereiro e março de 2015. Nota-se que as causas centrais que fizeram os estudantes, em algum momento, pensarem em desistir do curso foram a sobrecarga de trabalho escolar, o material didático de baixa qualidade e difícil entendimento, a dificuldade em conciliar trabalho com estudo e o deslocamento para momentos presenciais. Contudo, a realização pessoal, a qualificação profissional, o apoio e incentivo dos professores e tutores foram relevantes para prosseguir no curso. O estudo revelou evasão de 41% dos estudantes. Concluiu-se que as informações a respeito da permanência e evasão podem auxiliar tutores, professores, coordenadores e gestores educacionais para tornarem os cursos EaD mais atrativos e com menores índices de desistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo Charles Barbosa Ayres, Vanessa Fonseca Ayres, Marcela Alves Fonseca, Ellen Fabiana Oliveira Gonçalves, Ana Ivânia Alves Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.