Reflexões sobre a produção escrita
relato de experiência em aulas de Português para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v3i1.164Palavras-chave:
Letramento, Competência Linguística, Estratégias de ProduçãoResumo
Neste trabalho o objetivo é demonstrar algumas estratégias de produção escrita e as percepções de estudantes do ensino médio sobre as práticas de produção textual, realizadas durante aulas de Língua Portuguesa. Para isso, foram realizadas práticas de Letramento, com base nas competências exigidas para a redação do Enem. As práticas desenvolvidas neste estudo foram realizadas no decorrer de três meses, com produções mensais e oficinas de análises de redações produzidas tanto por alunos que tiraram nota mil no Enem, quanto produções dos alunos participantes. No decorrer dos meses os estudantes demonstraram avanços − tanto na desconstrução de estereótipos de que não eram capazes de produzir, quanto no aprimoramento de habilidades linguísticas, tais como: desenvolvimento de tese e argumentos, estratégias de ampliação do vocabulário e elementos gramaticais em nível de concordância, coerência e pontuação, além de percepções das competências exigidas no Enem. Ao final das práticas realizadas, os estudantes puderam perceber mudanças consideráveis nas notas das redações, visto que as competências linguísticas foram aprimoradas. Desse modo, acredita-se que práticas de Letramento como foco para análises, produções e percepções dos discentes, em relação aos avanços e desafios, indiciaram práticas necessárias nas aulas de Língua Portuguesa.
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