Avaliação do clima organizacional em um supermercado da cidade de Almenara/MG

Autores

  • Giseli Alves Lopes IFNMG- ALMENARA MG
  • Yarla Carvalho Santos
  • Luiz Célio de Souza Rocha Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v3i2.173

Palavras-chave:

Clima organizacional, Percepção, Recursos Humanos

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de medir a percepção do clima organizacional dos funcionários de um supermercado localizado na cidade de Almenara/MG. Foi aplicado um questionário a 94 colaboradores, correspondente a 85,45% da população. A pesquisa foi classificada como descritiva, exploratória e estudo de caso. Também é classificada como aplicada e quantitativa. Para análise do clima organizacional foi utilizada a escala proposta por Rocha (2010), referente a um “instrumento enxuto” da escala de medida de clima organizacional (ECO) apresentada por Martins et al. (2004). Foi acrescentada uma questão para avaliar a nota geral do clima de 0 a 10. A consistência interna do instrumento utilizado foi comprovada pelo teste de α de Cronbach. A média da nota geral foi 7,711. Não houve influência dos dados de caracterização na nota geral do clima organizacional. Ao analisar os dados obtidos, foi atestada a viabilidade da regressão (p-value igual a 0,000). Pela magnitude dos coeficientes, pode-se afirmar que a dimensão “Conforto físico” é a que mais impacta positivamente a nota geral de clima organizacional, seguido de “Recompensa” e “Coesão entre os colegas”. Já a dimensão “Apoio da chefia” pode ter sido confundida pelos colaboradores como uma ferramenta de controle e pressão ou invés de suporte para a realização das tarefas, o que pode ser constatado pelo sinal negativo no coeficiente dessa dimensão. Com base nos resultados, foi possível concluir que as características socioeconômicas dos respondentes não influenciam o clima organizacional. Para a empresa estudada, o conforto físico no ambiente de trabalho teve uma influência maior na percepção do clima organizacional. Isso implica que a empresa deve se manter atenta aos aspectos ergonômicos das atividades laborais, visando sempre manter condições de trabalho adequadas para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades da melhor maneira possível. Outros aspectos importantes para a percepção de um bom clima organizacional foram as recompensas oferecidas pela organização e o relacionamento interpessoal associado a um ambiente amistoso entre as equipes de trabalho, o que ressalta a importância das ferramentas de que dispõem a gestão de pessoas visando reter seus talentos.

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Publicado

22.10.2021

Como Citar

LOPES, Giseli Alves; SANTOS, Yarla Carvalho; ROCHA, Luiz Célio de Souza. Avaliação do clima organizacional em um supermercado da cidade de Almenara/MG. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 56–78, 2021. DOI: 10.46636/recital.v3i2.173. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/173. Acesso em: 16 out. 2024.
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