Suplementação à pasto de bezerras de corte
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.455Palavras-chave:
Estiagem, Nutrição, RuminantesResumo
Objetivou-se avaliar o desempenho de bezerras de corte suplementadas a pasto com diferentes tipos de suplementos. O experimento foi conduzido no setor de Bovinocultura do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Salinas. Foram utilizadas 60 bezerras da raça Nelore, com idade média de dez meses e peso vivo médio inicial de 164kg ± 20,81kg. As dietas foram compostas pelo pasto e por suplementos proteicos energéticos, fornecidos na proporção de 0,1% do peso vivo (PV) dos animais, sendo eles “Núcleo Proteico com Fubá de Milho”, “Sal Proteinado com Milho Desintegrado com Palha e Sabuco” e “Sal Proteinado com Casquinha de Soja”. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC). Os animais suplementados com o núcleo proteico com fubá de milho apresentaram desempenho semelhante (P>0,05) em relação aos animais alimentados com sal proteinado adicionado ao milho desintegrado com palha e sabugo, que também não diferiu (P>0,05) do desempenho dos animais alimentados com sal proteinado com casquinha de soja. Dessa forma, a suplementação a pasto tem como premissa básica a oferta de pasto em quantidade e qualidade suficiente para a manutenção ou ganho de peso dos animais, visto que nessa pesquisa a qualidade do pasto influenciou de forma negativa no desempenho dos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Mendes Oliveira, Paula Caroline Batista Xavier , Sávio Henrique Santos da Mata , Susi Cristina dos Santos Guimarães Martins, Antônio Eustáquio Filho, Osmar Correia Primo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.