Orçamento participativo e ensino médio integrado
uma proposta para o IFNMG Campus Montes Claros-MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.465Palavras-chave:
Orçamento Participativo, Ensino Médio Integrado, Humanismo, Orçamento Participativo da Escola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisResumo
Institucionalizado ao final de 1989, na cidade de Porto Alegre, o Orçamento Participativo (OP) configurou-se como um modelo de política pública baseado na participação popular. Passadas décadas, houve expansão do OP para alguns municípios e instituições no país. A execução orçamentária do Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tende a seguir essa política, baseando-se nos princípios dessa modalidade de orçamento. A pesquisa teve como objetivo analisar como a aplicação dessa ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento do Ensino Médio Integrado (EMI) no IFNMG, Campus Montes Claros, no viés do humanismo, denominado de Orçamento Participativo da Escola (OPE). Em termos metodológicos, recorreu-se aos instrumentos de coleta de informações: pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O número de entrevistados no IFNMG Campus Montes Claros foi composto por 10 (dez) discentes e 8 (oito) técnicos administrativos. As entrevistas ocorreram entre abril e maio de 2021. Articulado às políticas de gestão, foi desenvolvido um Guia com “passo a passo” para aplicação do OPE e ciclo de palestras que pretendem abranger a relação entre o OP e o EMI como ferramenta pedagógica de ensino omnilateral, a ser aplicado no campus em tela e replicado na rede IFNMG. O resultado geral da pesquisa evidencia que é possível trabalhar o OPE no IFNMG Campus Montes Claros e, ainda, replicá-lo em outros campi da rede IFNMG, nos moldes apresentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcus Vinícius Guedes da Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.