ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
MAPEAMENTO E RELAÇÕES COM VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.480Palavras-chave:
Estratégias cognitivas, Metacognição, Ensino PúblicoResumo
A relevância de conhecer as estratégias de aprendizagem de estudantes é consenso na literatura. Objetivou-se neste estudo identificar as estratégias de aprendizagem empregadas por Escolares da Educação Básica e examinar diferenças quanto ao gênero, ano escolar e extremos de idade. Participaram 168 alunos de instituições de ensino público. A Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental foi usada na coleta de dados. A subescala ‘Estratégias Metacognitivas’ foi a que apresentou a maior média e ‘Estratégias Cognitivas’, a menor. As pontuações do gênero feminino foram mais altas do que as do gênero masculino, em quase todas as medidas. Alunos mais avançados no ano escolar e mais velhos obtiveram uma média significativamente menor em ‘Ausência de Estratégias Metacognitivas Disfuncionais’ do que aqueles do início do curso e mais novos. Os estudantes mais velhos exibiram uma média significativamente superior aos demais em ‘Estratégias Metacognitivas’. Destacam-se as implicações psicoeducacionais dos dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Evely Boruchovitch, Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Patrícia Waltz Schelini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.