As trilhas percorridas na construção da escola do campo no distrito de Itapiru, município de Rubim/MG: emancipação, resistência e luta
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v1i2.54Palavras-chave:
Educação do campo, Formação de professores, Materialismo Histórico DialéticoResumo
O artigo apresenta um relato de experiência sobre a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Lídio Almeida, que teve por objetivo propor ações formativas alinhadas aos princípios Educação do Campo a fim de afirmar sua identidade de escola do campo através da metodologia da pesquisa-ação. Trata-se de uma escola em que todos os estudantes são oriundos da zona rural. O projeto desenvolvido enfatizou o reconhecimento dos professores como sujeitos do campo, e buscou adequar a identidade da escola à s particularidades exigidas a essa modalidade de educação. O referencial do materialismo histórico-dialético foi utilizado com a intencionalidade de compreender o professor como sujeito inserido em uma sociedade de contradições e ancorou-se nas categorias teóricas totalidade, contra-hegemonia, movimento, práticas educativas, e luta de classe, dialogando com Marx (1971, 1988), Gramsci (1978), Brandão (1981), Arroyo (1999, 2004, 2007), Barbier (2007), Caldart (2009, 2010, 2012), Tonet (2014), Molina (2012, 2014, 2015), dentre outros. Os resultados, dentro da própria dinâmica da pesquisa-ação que não se esgota em si mesma, começaram ser esboçados em ações para além da tomada de consciência. Ao longo do processo, as demandas, identificadas pelo próprio coletivo enquanto escola do campo em construção, pautaram a construção do Projeto Político Pedagógico.