O ensino integrado e a formação integral do sujeito
uma análise sob as teorias foucaultianas de poder-saber e cuidado de si
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.544Palavras-chave:
Michel Foucault. Ensino integrado. Poder disciplinar. Cuidado de si.Resumo
Este artigo analisa, com base nas teorias foucaultianas de poder-saber e cuidado de si, o papel das instituições escolares tradicionais no sistema capitalista, enfatizando sua atuação como dispositivos de formação de indivíduos assujeitados. O objetivo é provocar uma reflexão crítica sobre o ensino integrado e o sistema educacional brasileiro atual, considerando que a escola ainda é um meio central de condução das relações de poder e saber. O artigo explora como o poder-saber, através de práticas discursivas, cria uma sociedade alienada com sujeitos docilizados, enquanto o cuidado de si propõe a formação de sujeitos autônomos na construção de suas subjetividades. Nesse sentido, este artigo se desenvolve em três momentos. No primeiro momento, trata sobre como as instituições escolares tradicionais têm funcionado como um dispositivo para o constructo social de uma sociedade disciplinar. No segundo momento, versa sobre como a consciência de si pode contribuir para que os sujeitos se formem integralmente. Por fim, no terceiro momento, demonstra as contribuições acerca da modalidade de ensino integrado para uma formação autônoma e libertária do sujeito. Dessa forma, considera-se que a formação omnilateral e emancipadora a partir do ensino integrado contribui em certa medida para a desconstrução do paradigma vigente de uma sociedade disciplinar e para a construção de um paradigma emergente que seja capaz de promover a formação integral de indivíduos, o que favorece a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
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