Efeito nematicida de diferentes espécies de Bacillus sobre Meloidogyne sp.
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.414Palavras-chave:
Biocontrole, Rizobactérias, FitonematoidesResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação nematicida de diferentes espécies de Bacillus sobre juvenis de segundo estádio de Meloidogyne sp. O experimento foi conduzido in vitro, em delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos e cinco repetições. Os isolados de Bacillus foram cultivados em meio de cultura TSA. A concentração celular da suspensão foi ajustada para OD = 0,5 em espectrofotômetro. Em microtubos tipo eppendorf de 1,5 ml, foram adicionados 50 µL de água salina contendo aproximadamente 30 J2 de Meloidogyne sp., e 50 µL da suspensão de células bacterianas. Como controle, foi utilizado água destilada estéril. Os microtubos foram vedados com papel alumínio e incubados em B.O.D a 27°C e 12 horas de luz. Após 24 horas da aplicação, adicionou-se 10 µL de NaOH, em seguida, foi avaliado o número de nematoides mortos sob microscópio para cálculo da percentagem de mortalidade em cada tratamento. Entre as espécies de Bacillus avaliadas, B. subtilis e B. methylotrophicus apresentaram as maiores percentagens de mortalidade. B. subtilis e B. methylotrophicus demostraram potencial para o controle de nematoide das galhas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Pereira de Sousa, Danuza Araújo de Souza, Wellington Rodrigues da Silva, José Maria Gomes Neves, Taison Souto Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.