As contribuições da alimentação funcional para a formação integral de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.553Palavras-chave:
Alimentação funcional, Formação Humana Integral, Ensino Técnico Integrado ao MédioResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do uso de alimentos funcionais para a formação integral de uma turma de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio do IFNMG, Campus Januária. Especificamente, pretendeu-se realizar uma iniciativa de educação alimentar e nutricional com foco na sua funcionalidade e avaliar as contribuições através de um roteiro de oficinas no dia a dia dos discentes do Ensino Médio Integrado. A questão norteadora desta pesquisa foi: quais as contribuições do uso de alimentos funcionais para a formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Januária? Trata-se de uma pesquisa exploratória, materializada em um produto educacional, intitulado “Alimentação Funcional e Formação Integral: uma proposta de oficinas". Para investigar o problema proposto, inicialmente, utilizou-se um questionário de sondagem que visou captar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do tema, em seguida optou-se pela realização de oficinas instrutivas e práticas a fim de apresentar o tema da alimentação funcional para, em seguida, utilizar outro questionário com o intuito de avaliar o conhecimento dos estudantes a respeito da alimentação funcional. Após a aplicação do questionário, foi feita a análise das respostas por meio da Análise de Conteúdo. Esta pesquisa se justificou, pela importância de se trabalharem ações de educação alimentar e nutricional, com foco na funcionalidade dos alimentos, com jovens estudantes. Tal iniciativa pode colaborar para a formação humana integral dos sujeitos em uma perspectiva de educação para a humanização, na medida em que promover uma alimentação saudável que propicie um ganho de qualidade de vida, contribuirá para a formação integral do sujeito. Os resultados da pesquisa revelaram que o trabalho com o tema contribuiu para o aumento da percepção sobre a utilização de alimentos funcionais para uma alimentação saudável. Espera-se que este estudo desperte reflexões no contexto escolar não só do EMI do IFNMG, como de todos os cursos da rede federal, no que se refere a trabalhar ações de alimentação com foco na sua funcionalidade. Além disso, deseja-se contribuir para a aplicabilidade dos conceitos adquiridos em relação aos benefícios dos alimentos funcionais, especialmente a rotina alimentar dos adolescentes.
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