A avaliação de aprendizagem como objeto de estudo no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.561Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Educação, Dissertação, PROFEPTResumo
A avaliação da aprendizagem é um instrumento fundamental no contexto educacional pela sua importância dentro do processo ensino aprendizagem. Diante desse contexto, este artigo, tem como objetivo verificar como se dá a abordagem da temática “Avaliação da Aprendizagem” como objeto de estudo nas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, a partir de autores que discutem o assunto e do banco de dados do Observatório PROFEPT, utilizando o termo “avaliação da aprendizagem”. Constatou-se seis dissertações que contemplam a temática, sendo que de forma geral elas buscam compreender se as práticas dos docentes são ou não determinadas por abordagens tradicionais de avaliação. Verificou se que a avaliação tradicional ainda é o meio de avaliação da aprendizagem mais recorrente, embora se perceba, ainda que de maneira discreta, a intenção de adotar práticas que superem o tradicionalismo e inclua a implementação de uma avaliação formativa no trabalho docente, apesar das inúmeras dificuldades encontradas para que essa se efetive na realidade escolar.
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