A avaliação de aprendizagem como objeto de estudo no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.561

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Educação, Dissertação, PROFEPT

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um instrumento fundamental no contexto educacional pela sua importância dentro do processo ensino aprendizagem. Diante desse contexto, este artigo, tem como objetivo verificar como se dá a abordagem da temática “Avaliação da Aprendizagem” como objeto de estudo nas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, a partir de autores que discutem o assunto e do banco de dados do Observatório PROFEPT, utilizando o termo “avaliação da aprendizagem”. Constatou-se seis dissertações que contemplam a temática, sendo que de forma geral elas buscam compreender se as práticas dos docentes são ou não determinadas por abordagens tradicionais de avaliação. Verificou se que a avaliação tradicional ainda é o meio de avaliação da aprendizagem mais recorrente, embora se perceba, ainda que de maneira discreta, a intenção de adotar práticas que superem o tradicionalismo e inclua a implementação de uma avaliação formativa no trabalho docente, apesar das inúmeras dificuldades encontradas para que essa se efetive na realidade escolar.

Biografia do Autor

Juliana Rocha Silva Leal, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFNMG)

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFNMG)

Olga Cardoso da Silva, Universidade de Uberaba

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2014-2016). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG (2009) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Membro do grupo de pesquisa Espaços Plurais da Educação - UNIUBE. Possui experiência no Ensino Superior e na Educação Básica. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação - UNIMONTES/ UAB e em pesquisas na área de Educação, história da educação, educação a distância, gestão escolar, educação integral, espaço plurais de educação, educação geográfica, cidades educadoras, e em Geografia com ênfase em Geografia urbana; políticas públicas, territórios, Cidades sustentáveis; Geografia Regional, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saneamento Básico.

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Publicado

08.11.2025

Como Citar

LEAL, Juliana Rocha Silva; SILVA, Olga Cardoso da. A avaliação de aprendizagem como objeto de estudo no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 243–256, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.561. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/561. Acesso em: 8 nov. 2025.
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