Explorando horizontes
percepções dos concluintes sobre o mundo do trabalho, a instituição e seus objetivos futuros
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.587Palavras-chave:
IFNMG, Egressos, Mercado de Trabalho, Ensino Superior, Educação TecnológicaResumo
Este estudo visa a compreender as percepções dos concluintes dos anos de 2022 e 2023 dos cursos de Bacharelado em Engenharia Agronômica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais do IFNMG - campus Almenara sobre o mundo do trabalho, a instituição e seus objetivos futuros. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando o método de survey. O questionário continha quatro blocos (perfil dos respondentes, situação profissional, avaliação da instituição/curso e avaliação pessoal) e foi disponibilizado aos concluintes via Google Forms. Essa pesquisa tem caráter censitário, pois buscou investigar todos os estudantes concluintes nos anos de 2022 e 2023. Como resultados, registra-se que os respondentes são majoritariamente pardos, de baixa renda, residentes próximos à instituição e desejam sair da cidade após a conclusão do curso. Os respondentes de mais baixa renda do turno noturno são estudantes-trabalhadores, sendo que a grande recorrência de reprovações evidencia que a formação básica dos estudantes pode ter sido deficiente. Apesar das dificuldades, os alunos sentem-se bem preparados para o mercado de trabalho e avaliam positivamente a instituição. Conclui-se que a situação socioeconômica é um parâmetro decisivo para o acesso, o desempenho e a permanência dos estudantes na instituição, sendo que a ausência de boas oportunidades profissionais na região colabora para a migração da mão de obra qualificada para os grandes centros. Isso deixa claro que ações de permanência e êxito que englobem auxílios financeiros são fundamentais para a formação em nível superior para pessoas de baixa renda, principalmente em regiões com baixo dinamismo econômico. Além disso, a questão do preparo do docente para enfrentar os desafios impostos por essa situação também é algo bastante relevante e de fundamental importância para o acesso, desempenho e permanência dos estudantes. É importante ressaltar que as questões de permanência e êxito estudantil são complexas, heterogêneas e multifacetadas.
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