Oficinas pedagógicas para construção do sujeito emancipado para o mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i3.773Palavras-chave:
Adolescentes em medidas socioeducativas, Espaço não formal, Educação Profissional e Tecnológica, Oficina pedagógica, VulnerabilidadeResumo
A educação de jovens requer sua emancipação. Assim, essa pesquisa objetivou oferecer suporte a adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social, para prepará-los para o mundo do trabalho. Considerou ainda investigar seus discursos, e, desenvolver o “Guia de Oficinas” para explicitar possibilidades e desafios do mundo do trabalho. Adotou metodologia de pesquisa participante, qualitativa, mediante grupo focal com oficinas, a análise dos dados se deu por Análise de Livre Interpretação. Adolescentes, não familiarizados entre si, participaram de três encontros de grupo focal e cinco oficinas. Os temas foram definidos a partir dos encontros do grupo focal, nos quais os jovens indicaram suas principais demandas de informação. As oficinas proporcionaram experiências transformadoras, com vivências coletivas e aprendizado mútuo, que os permitiu adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, fortalecer sua autoconfiança, e, ampliar sua capacidade de enfrentar os desafios da vida. Como Produto Educacional criou-se o e-book “Guia de Oficinas” para guiar os jovens ao autodesenvolvimento, à autogestão e à maneira de enfrentar os desafios de inserção ao mundo do trabalho. Conclui-se que as atividades estimularam a emancipação e o protagonismo dos participantes, visto que esses construíram seus projetos de vida de forma empoderada e com consciência cidadã.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Cléa Márcia Rodrigues Silva Moura, Admilson Estáquio Prates, Leonardo Augusto Couto Finelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.








