Inteligências múltiplas no projeto existencial de emancipação do sujeito na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i3.776

Palavras-chave:

Competências, Educação Profissional e Tecnológica, Inteligências Múltiplas, Mundo do Trabalho, Projeto Existencial

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica – EPT reconhece que estudantes nem sempre têm clareza sobre suas escolhas para o mundo do trabalho. Nesse sentido, o presente artigo apresenta pesquisa que objetivou construir instrumento para auxiliar os jovens a desenvolverem seu Projeto Existencial. Essa também avaliou competências dos estudantes por meio de instrumento de investigação das Inteligências Múltiplas; e construiu livro com instruções para a “Oficina para o Desenvolvimento do Projeto Existencial”. Metodologicamente, agruparam-se instrumentos de rastreio das Inteligências Múltiplas e tarefas de reflexão para construir o Produto Educacional a partir de revisão da literatura e grupo operativo, exploratório, de corte transversal. Participaram estudantes de curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os resultados indicaram êxito das oficinas a partir das médias altas (de 8,1 a 9,0, em escala de 0 a 10) de satisfação com o material e reconhecimento da integração das competências nas Inteligências Múltiplas para com as escolhas profissionais dos participantes. As respostas abertas indicaram as intenções e volições dos participantes que discutiram pontos fortes, limitações, necessidade de complementações do material, e indicação de replicação da mesma. Conclui-se que o material e a metodologia se encontram adequados a atender seus objetivos de auxiliar os jovens a desenvolverem seu Projeto Existencial

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Couto Finelli, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Leonardo Augusto Couto Finelli possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2015), doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Evangélica do Paraguay (2015 - Convalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), mestrado em Psicologia Ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2010), mestrado em Educação profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (2024), especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), especialização em Metodologia Quantitativa em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), especialização em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Psicologia do Trânsito pelo CFP (2009), especialização em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011), especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013), Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação Verde Norte, FAVENORTE (2019), Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto Superior de Educação Verde Norte, FAVENORTE (2022). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, nas funções de docente e coordenador do curso de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Publicou 78 artigos em periódicos científicos, 47 capítulos de livros, 126 trabalhos em anais de eventos, organizou e publicou 23 livros. Possui 3 softwares. Participou de mais de 180 eventos científicos no Brasil e no mundo. Orientou 24 monografias de especialização, 153 trabalhos de conclusão de curso, 18 trabalhos de iniciação científica. Participou como avaliador de 16 bancas de qualificação e defesa de Mestrado, 34 de especialização, 342 de graduação. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 80 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Álcool, Avaliação psicológica, Educação, Ensino-aprendizagem, Instrumentos psicológicos, Saúde Coletiva, Testes Psicológicos, Ensino de avaliação psicológica, Psicodiagnóstico de Rorschach, Inteligência e Informatização de Instrumentos.

Admilson Eustáquio Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2002), graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Verde Norte (2018), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é docente educação básica técnica tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado; Currículo; Educação Profissional e Tecnológica; Ética e Educação.

Alex Lara Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Fez a graduação em Filosofia na UFMG, com formação complementar aberta e ênfase em letras, e mestrado em Filosofia pela mesma Universidade. Possui, ainda, especialização em Gestão Pública e em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Professor EBTT da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde 2013 (IFNMG), lotado atualmente no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Campus Betim). Atua nos cursos técnicos, superiores e na pós-graduação, conciliando atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Como pesquisador, atuou como docente associado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG Campus Montes Claros, 2020-2024), em que orientou pesquisas sobre os fundamentos filosóficos e as memórias da educação tecnológica. Lidera o Grupo de Pesquisa (CNPQ) Educação para Relações Étnico-Raciais: ensino de Filosofia e Sociologia. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Fundamentos Filosóficos e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica, Ceticismo, Machado de Assis, Filosofia no Brasil, Pensamento não colonial.

Himardes Freire Rocha, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Possui graduação em Psicologia - Faculdades Unidas do Norte de Minas (2013). Atualmente é designada da Universidade Federal do Sul da Bahia e psicóloga clínica - Autônoma. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relação, escola, família, processo educacional e ressocialização.

Downloads

Publicado

08.02.2026

Como Citar

FINELLI, Leonardo Augusto Couto; PRATES, Admilson Eustáquio; MARTINS, Alex Lara; ROCHA, Himardes Freire. Inteligências múltiplas no projeto existencial de emancipação do sujeito na Educação Profissional e Tecnológica. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 167–177, 2026. DOI: 10.46636/recital.v7i3.776. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/776. Acesso em: 13 fev. 2026.
Share |