Recital entrevista o prof. Rony Claudio de Oliveira Freitas (IFES)

O ProfEPT em perspectiva: Produtos Educacionais e os desafios para consolidação do programa de um mestrado profissional em rede

Autores

  • Admilson Eustáquio Prates
  • Alex Lara Martins
  • Bergston Luan Santos

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.268

Palavras-chave:

entrevista, profept

Resumo

Rony Cláudio de Oliveira Freitas é Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como docente no Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Possui doutorado em Educação e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Executa pesquisas no campo da Educação Matemática. Realizou pós-doutorado no campo das Tecnologias Digitais Móveis em Educação Matemática na UFRRJ (2021). Compôs a equipe responsável pela estruturação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado em Rede Nacional por 40 Instituições Federais presentes em todos os Estados da Federação e Distrito Federal, do qual foi coordenador no período de 2016 a 2019. É Coordenador Ajunto do GT06 vinculado à mesma Sociedade Brasileira de Educação Matemática regional Espírito Santo - SBEM/ES. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES e tem focado suas pesquisas e trabalhos atuais na confluência da Educação Matemática com tecnologias digitais, principalmente dispositivos móveis.

A entrevista explora a experiência do prof. Rony Freitas relacionada à sua atuação junto à equipe que implementou e estruturou o programa de mestrado do ProfEPT, do qual foi coordenador nacional no período entre 2016 a 2019. A entrevista possui um viés historiográfico em busca de elementos para compreendermos os desafios atuais do programa de mestrado em rede, considerando, inclusive, o contexto político. O foco da entrevista incide sobre os Produtos Educacionais resultantes das dissertações do mestrado, suas bases teórico-metodológicas, junto aos arranjos produtivos locais e à diversidade das formações dos docentes que atuam no curso e orientam os trabalhos.

 

Arquivos adicionais

Publicado

27.05.2022

Como Citar

PRATES , A. E.; MARTINS , A. L.; SANTOS , B. L. Recital entrevista o prof. Rony Claudio de Oliveira Freitas (IFES): O ProfEPT em perspectiva: Produtos Educacionais e os desafios para consolidação do programa de um mestrado profissional em rede. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 215–230, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.268. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/268. Acesso em: 7 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)