REPRESENTAÇÃO E TRANSIÇÃO MODAL EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

OS FENÔMENOS DE VOLATILIDADE E SOLUBILIDADE

Autores

  • Ana Livia Baptistella Araujo
  • Ana Luiza de Quadros UFMG

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i2.347

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Representação, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O ensino remoto emergencial ampliou os desafios enfrentados por professores e pelas instituições de ensino. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o potencial das representações no envolvimento dos estudantes com o conteúdo e no desenvolvimento de habilidades representacionais em aulas virtuais. Para isso elaboramos uma sequência de dez aulas de 100 minutos cada, na qual as representações foram inseridas. Essas aulas foram desenvolvidas junto a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental. Para este trabalho foram consideradas as quatro últimas aulas, nas quais foram analisados tanto um conjunto de representações do caminho percorrido pelas moléculas odoríferas de uma flor até chegar às narinas de uma pessoa, quanto a performance dos estudantes em transitar de um modelo bidimensional para um modelo tridimensional. Observamos que mesmo no ensino remoto é possível envolver os estudantes com esse tipo de atividade e, principalmente, com os conceitos relacionados às representações. As atividades desenvolvidas foram importantes para iniciar o processo de desenvolvimento de competências representacionais nos estudantes participantes.

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Publicado

26.09.2023

Como Citar

ARAUJO, A. L. B.; QUADROS, A. L. de. REPRESENTAÇÃO E TRANSIÇÃO MODAL EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OS FENÔMENOS DE VOLATILIDADE E SOLUBILIDADE. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 76–97, 2023. DOI: 10.46636/recital.v5i2.347. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/347. Acesso em: 18 maio. 2024.