Pesquisas sobre escolas inovadoras
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.636Palavras-chave:
Escolas inovadoras, Revisão Sistemática de Literatura, Prática pedagógica inovadora.Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar o processo de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como escopo revisitar estudos realizados nos últimos 05 anos, com o objetivo de identificar como o conceito de escola inovadora é abordado nas publicações de teses, dissertações e artigos científicos. Partiu-se de um protocolo elaborado com base em técnicas de RSL para avaliar e interpretar dados importantes sobre o tema de pesquisa. As etapas de planejamento, execução e sumarização dos resultados contaram com o apoio do software StArt. Como resultados, foi possível identificar nos estudos analisados, diferentes abordagens para o conceito de escola inovadora, sendo predominante a perspectiva de afastamento ou ruptura com a “forma-escola” tradicional. As pesquisas versaram ainda sobre mudanças que as escolas inovadoras propõem em aspectos, tais como a organização e os saberes que compõem o currículo escolar, a relação entre a prática docente e o papel discente, as mudanças nas metodologias, ambientes, tempos e espaços escolares, bem como a inovação social. Foram analisadas ainda, pesquisas que discutem o conceito de escolas inovadoras em referência às dimensões gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade, as quais são apontadas no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica.
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