Pesquisas sobre escolas inovadoras

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.636

Palavras-chave:

Escolas inovadoras, Revisão Sistemática de Literatura, Prática pedagógica inovadora.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar o processo de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como escopo revisitar estudos realizados nos últimos 05 anos, com o objetivo de identificar como o conceito de escola inovadora é abordado nas publicações de teses, dissertações e artigos científicos. Partiu-se de um protocolo elaborado com base em técnicas de RSL para avaliar e interpretar dados importantes sobre o tema de pesquisa. As etapas de planejamento, execução e sumarização dos resultados contaram com o apoio do software StArt. Como resultados, foi possível identificar nos estudos analisados, diferentes abordagens para o conceito de escola inovadora, sendo predominante a perspectiva de afastamento ou ruptura com a “forma-escola” tradicional. As pesquisas versaram ainda sobre mudanças que as escolas inovadoras propõem em aspectos, tais como a organização e os saberes que compõem o currículo escolar, a relação entre a prática docente e o papel discente, as mudanças nas metodologias, ambientes, tempos e espaços escolares, bem como a inovação social. Foram analisadas ainda, pesquisas que discutem o conceito de escolas inovadoras em referência às dimensões gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade, as quais são apontadas no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica.

Biografia do Autor

Siquele Roseane de Carvalho Campêlo, UFRPE

Doutoranda em ensino (RENOEN-UFRPE). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE), Especialista em Informática Educacional (FAFIRE) e Pedagoga (UFPE). Atua na formação docente inicial em cursos de Licenciaturas (Matemática, Letras, Física, Química e Biologia) na Rede Federal de ensino. É associada ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino, e à ANPEd - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Possui experiência na formação continuada docente e no desenvolvimento de projetos interdisciplinares a partir da integração de tecnologias digitais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora nas áreas de Didática, Currículo, Tecnologias educacionais, Criatividade, Inovação.

Maria Danielle Araujo Mota, UFRPE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (FACEDI- UECE). Especialista em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Carmen Roselaine de Oliveira Farias , UFRPE

Graduada em Direito (FURG-1998) e especialista em Direito Ambiental (UNIMEP-2005). Mestra em Educação para a ciência (UNESP-2003) e doutora em Educação (UFSCar-2008) com estágio sanduíche em Lisboa (CIE-UL) no âmbito do Programa CAPES/GRICES. Realizou entre 2009 e 2010 estágio de pós-doutorado no PPGE da PUCRS no âmbito do PNPD/CAPES. Em 2022 e 2023 realizou estágio de pós-doutorado no PPGECT/UFSC com pesquisa sobre escrita acadêmica e implicações na autoria, autonomia e formação de professores e pesquisadores na área de ensino. Desde 2010 é professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus de Recife, lotada na Área de Ensino das Ciências Biológicas. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE) e orienta trabalhos de graduação, iniciação científica, extensão, mestrado e doutorado. Coordenou o PPG em Ensino das Ciências da UFRPE de 2016-2020 e o PPG Rede Nordeste de Ensino/UFRPE de 2021-2022, retomando o mandato 2024-2026. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de educação ambiental e ensino de ciências, buscando articular perspectivas educativas, fenomenológicas e ecológicas em diferentes contextos. Linhas de investigação: educação ambiental, ensino de ciências e currículo; ensino de ciências e questões sociocientíficas e socioambientais; pesquisa de matriz fenomenológica; letramentos socioambientais; escrita acadêmica.

Downloads

Publicado

15.06.2025

Como Citar

CAMPÊLO, Siquele Roseane de Carvalho; MOTA, Maria Danielle Araujo; FARIAS , Carmen Roselaine de Oliveira. Pesquisas sobre escolas inovadoras: uma revisão sistemática de literatura. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 135–152, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.636. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/636. Acesso em: 24 jun. 2025.
Share |