Objeto Propositor e as novas mídias: uma possibilidade para trabalhar a Educação Patrimonial nas Escolas - o Patrimônio Cultural na cidade de Diamantina, protótipo experimental.
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.159Palavras-chave:
Objeto propositor, Educação Patrimonial, Protótipo Experimental , Diamantina/MG., Patrimônio Cultural.Resumo
O artigo apresenta uma via interpretativa de investigação ao apresentar discussões e resultados sobre possibilidades de criação de um objeto propositor em mídia digital de construção coletiva "aluno/professor/conhecimento" para trabalhar a Educação Patrimonial nas escolas. Toda concepção do estudo foi guiada pela fala de Andrea Hofstaetter e vinculada à disciplina "Materiais Didáticos no Ensino de Artes" do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Artes e Tecnologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Objetivou-se contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico e amplo sobre o tema Patrimônio Cultural, estimular e desenvolver a consciência e o cuidado para o olhar e a preservação dos bens culturais nos municípios. Como resultado gerou-se um protótipo experimental para trabalhar a Educação Patrimonial nas escolas com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio em Diamantina/MG. O estudo apresentado não pretende ser um produto acabado e será disponibilizado aos educadores e interessados que trabalham com Educação Patrimonial e que queiram desenvolver um viés reflexivo sobre o Patrimônio Cultural em seus municípios.
Palavras-chave: Objeto propositor. Educação Patrimonial. Patrimônio Cultural. Protótipo Experimental. Diamantina/MG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emmanuelle de Assis Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.