Mapas de inundações para um Vale Urbano Estudo de caso em um trecho do canal da Av. Carlos Drummond de Andrade – Itabira / MG.
estudo de caso no trecho do canal da Av. Carlos Drummond de Andrade, Município de Itabira/MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v3i3.201Palavras-chave:
Mapa de Inundação, Modelagem Hidrológica - Hidráulica de Eventos Extremos Urbanos, Manchas de Inundação, SIGResumo
A utilização de mapas de inundação para previsão no planejamento urbano é fundamental atualmente. Nesse contexto, dados os recursos disponíveis por meio de ferramentas SIG integradas aos modelos hidráulicos como HES-RAS, torna-se possível a geração de mapas de eventos pluviométricos extremos com maior fidedignidade. O presente estudo apresenta uma metodologia comumente utilizada por meio de um modelo hidráulico (HEC-RAS) acoplado a uma ferramenta de SIG para geração de um modelo simples de elevação do terreno. As chuvas extremas são geradas de diferentes formas, neste estudo foi adotada a abordagem das relações Intensidade-Duração-Frequência (IDF) constantes do software Plúvio. Portanto, para tempos de retorno de 2, 5, 10, 25, 50 e 100 anos, foram elaborados os mapas de inundações para o estudo de caso da Av. Carlos Drummond de Andrade, Itabira – MG. A metodologia é padronizada, podendo ser executada em demais regiões constantes de estudos hidrológicos apropriados e com informações refinadas do terreno. Os resultados permitiram especializar os cenários de inundações na região de estudo, e, ainda, fomentando uma avaliação socioeconômica de danos potenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Campera, Juni Cordeiro, Paulo Marinho de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.