O CLOZE E O BENDER (B-SPG) COMO PROPOSTAS DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.471Palavras-chave:
Avaliação Psicológica, Educação Básica, Habilidades LinguísticasResumo
Pesquisadores dos campos da Psicologia e da Educação têm se desdobrado no desenvolvimento de técnicas e instrumentos de mensuração para processos avaliativos, cujos resultados fomentam a proposição e o monitoramento de programas interventivos para aplicação no contexto educacional. Considerando as necessidades educacionais na educação básica, o presente ensaio levantou e discutiu as possibilidades de emprego de dois desses recursos de modo a auxiliarem o entendimento sobre o funcionamento da compreensão de leitura, por meio do procedimento Cloze, e da maturidade perceptomotora, a partir do Bender-SPG. Apresentou-se ainda uma descrição associada à compreensão de leitura por ser essencial para a aquisição do conhecimento, em especial, no ensino fundamental, com ênfase para os resultados de estudos que utilizaram o procedimento Cloze como artifício na avaliação da compreensão textual. Outro alvo de reflexões foi o uso do Bender-SPG para aquilatar a maturidade perceptomotora, sobretudo nos anos escolares iniciais. Por fim, problematizações são expostas, como a deficiência de estudos empíricos dos dois construtos, que possibilitem mais evidências de suas contribuições, também a consideração da condição social a qual se insere o avaliando, assim como a importância do trabalho multidisciplinar na escola, de modo a fomentar implicações psicoeducacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thatiana Helena Lima, Amanda Lays Monteiro Inácio, Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Fabián Javier Marín Rueda, Adriana Satico Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.