Juventude e emigração internacional
um estudo sobre a percepção dos estudantes do Instituto Federal do Maranhão e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.502Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Emigração Internacional, IFNMG Teófilo Otoni, IFMA São João dos PatosResumo
No que tange às questões migratórias associadas à população juvenil, são escassas as publicações que avaliam a percepção dos jovens quanto ao ato migratório em si, em especial, relacionada à emigração internacional. O objetivo deste estudo baseia-se em compreender a perspectiva de estudantes de duas regiões distintas, a partir do seu contexto socioeconômico e educacional, avaliando, assim, suas percepções no tocante à emigração internacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, procedeu-se à coleta de dados, por meio da aplicação de um questionário do tipo survey, com estudantes do último ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Maranhão e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Os resultados demonstram que o grupo de alunos não apresenta uma forte propensão à emigração, pois consideram ser mais importante a continuidade dos estudos no Brasil ante ao fato de emigrar para fins laborais no exterior. Desse modo, para o grupo pesquisado, a maior motivação para uma possível emigração estaria associada à busca por atributos socioculturais específicos como acesso à melhor qualidade de vida e o interesse pela cultura estrangeira.
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