Teor de nutrientes na dinâmica da fenologia do gergelim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.510

Palavras-chave:

Fase fenológica. Nutrição de plantas. Oleaginosa., Sesamum indicum L.

Resumo

Com o objetivo de investigar o acúmulo de nutrientes nas diferentes fases fenológicas do gergelim (Sesamum indicum L.), cultivar BRS Seda, foi conduzido o experimento no campo experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres – MT. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 4 repetições e cinco épocas de amostragens das folhas, frutos e caule aos 25, 40, 55, 85 e 100 dias após emergência (DAE). As unidades experimentais consistiram em 3 vasos de oito litros, com solo previamente adubado com NPK (8–28–16), na recomendação de 10 kg·ha⁻¹ de N, 80 kg·ha⁻¹ de P₂O₅ e 20 kg·ha⁻¹ de K₂O. A semeadura foi realizada com 30 sementes por vaso, com desbaste aos 15 DAE, mantendo-se dez plantas por vaso. Os dados de acúmulo de nutrientes foram submetidos à análise de regressão. Os resultados indicaram maior concentração de macronutrientes nas folhas, exceto o potássio, predominante no caule. A absorção de N e K foi mais intensa entre 25 e 40 DAE, enquanto os teores de Mn, S, Mg, Ca e P se elevaram entre 85 e 100 DAE, período correspondente à fase de frutificação. O potássio é importante para a formação e qualidade de frutos, especialmente após 30 dias da semeadura.

 

Biografia do Autor

Tanismare Tatiana de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2004), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Fitotecnia, com área de concentração em Produção e Tecnologia de Sementes. Realizou pós-doutorado em Biotecnologia na Universidade do Algarve, em Portugal. É também licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde (2013).Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas. Desde 2014, lidera grupo de pesquisa em sementes cadastrado no CNPq. Atua com experiência consolidada nas áreas de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico, com ênfase em produção de sementes.Foi responsável técnica no laboratório de análises de sementes e, atualmente, exerce a função de presidente da Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso. Seus principais temas de atuação incluem armazenamento de sementes, qualidade fisiológica, biotecnologia e controle de qualidade com base na norma ISO 17025.

Dra. Andréa dos Santos Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

PHD in plant production, working in conservation oilseeds

Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Bastos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso

Eng. Agr. Murilo Oliveira Sampaio, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso

Dr. Fernando André Silva Santos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Downloads

Publicado

18.06.2025

Como Citar

ALMEIDA, Tanismare Tatiana de; OLIVEIRA, Andréa dos Santos; BASTOS, Leonardo Gonçalves; SAMPAIO, Murilo Oliveira; SANTOS, Fernando André Silva. Teor de nutrientes na dinâmica da fenologia do gergelim. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 174–187, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.510. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/510. Acesso em: 17 jul. 2025.
Share |