Teor de nutrientes na dinâmica da fenologia do gergelim
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.510Palavras-chave:
Fase fenológica. Nutrição de plantas. Oleaginosa., Sesamum indicum L.Resumo
Com o objetivo de investigar o acúmulo de nutrientes nas diferentes fases fenológicas do gergelim (Sesamum indicum L.), cultivar BRS Seda, foi conduzido o experimento no campo experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres – MT. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 4 repetições e cinco épocas de amostragens das folhas, frutos e caule aos 25, 40, 55, 85 e 100 dias após emergência (DAE). As unidades experimentais consistiram em 3 vasos de oito litros, com solo previamente adubado com NPK (8–28–16), na recomendação de 10 kg·ha⁻¹ de N, 80 kg·ha⁻¹ de P₂O₅ e 20 kg·ha⁻¹ de K₂O. A semeadura foi realizada com 30 sementes por vaso, com desbaste aos 15 DAE, mantendo-se dez plantas por vaso. Os dados de acúmulo de nutrientes foram submetidos à análise de regressão. Os resultados indicaram maior concentração de macronutrientes nas folhas, exceto o potássio, predominante no caule. A absorção de N e K foi mais intensa entre 25 e 40 DAE, enquanto os teores de Mn, S, Mg, Ca e P se elevaram entre 85 e 100 DAE, período correspondente à fase de frutificação. O potássio é importante para a formação e qualidade de frutos, especialmente após 30 dias da semeadura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tanismare Tatiana de Almeida, Dra. Andréa dos Santos Oliveira, Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Bastos, Eng. Agr. Murilo Oliveira Sampaio, Dr. Fernando André Silva Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.