Vozes silentes:
enfrentamento do bullying no contexto do Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.559Palavras-chave:
Bullying. Instituições escolares. Silenciamento. Denúncia. Intervenção.Resumo
Este estudo objetivou investigar os motivos pelos quais alguns discentes do ensino médio integrado não denunciam o bullying sofrido, ação que pode ser um meio eficaz para buscar intervenção para que os direitos deles sejam garantidos. A pesquisa teve como método de investigação o estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada através de questionários, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para os dados qualitativos e a análise descritiva dos dados para os dados quantitativos. Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades para buscar intervenção foram: vergonha, medo do agressor, descrença na resolução do problema, desconhecimento dos canais institucionais de denúncia, constrangimento para relatar o fato a alguém, inexperiência para procurar ajuda, deixar para procurar se a situação se agravar, achar desnecessário denunciar por acreditar que pode ocorrer com qualquer pessoa, dificuldade de denunciar sem o auxílio de alguém e por não reconhecer o bullying. Os dados demonstram a necessidade de avançar em estratégias de combate ao bullying nas instituições escolares, buscando o rompimento do silenciamento das vítimas como meio de enfrentamento dessa violência.
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