Vozes silentes:

enfrentamento do bullying no contexto do Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.559

Palavras-chave:

Bullying. Instituições escolares. Silenciamento. Denúncia. Intervenção.

Resumo

Este estudo objetivou investigar os motivos pelos quais alguns discentes do ensino médio integrado não denunciam o bullying sofrido, ação que pode ser um meio eficaz para buscar intervenção para que os direitos deles sejam garantidos. A pesquisa teve como método de investigação o estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada através de questionários, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para os dados qualitativos e a análise descritiva dos dados para os dados quantitativos. Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades para buscar intervenção foram: vergonha, medo do agressor, descrença na resolução do problema, desconhecimento dos canais institucionais de denúncia, constrangimento para relatar o fato a alguém, inexperiência para procurar ajuda, deixar para procurar se a situação se agravar, achar desnecessário denunciar por acreditar que pode ocorrer com qualquer pessoa, dificuldade de denunciar sem o auxílio de alguém e por não reconhecer o bullying. Os dados demonstram a necessidade de avançar em estratégias de combate ao bullying nas instituições escolares, buscando o rompimento do silenciamento das vítimas como meio de enfrentamento dessa violência.

Biografia do Autor

Geórgia Priscila Santiago Bastos, IFNMG - Campus Salinas

IFNMG - Campus Salinas

Rosiney Rocha Almeida, IFNMG - Campus Montes Claros

IFNMG - Campus Montes Claros

Downloads

Publicado

02.05.2025

Como Citar

BASTOS, Geórgia Priscila Santiago; ALMEIDA, Rosiney Rocha. Vozes silentes: : enfrentamento do bullying no contexto do Ensino Médio Integrado. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 156–175, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i3.559. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/559. Acesso em: 13 out. 2025.
Share |