O uso do Arduino no ensino de Química
uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.574Palavras-chave:
Arduino, Ensino de Química, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre o uso da plataforma Arduino como ferramenta didática em aulas de Química na Educação Básica e Ensino Superior. Para a realização do estudo, foram selecionadas bases de dados e periódicos nacionais e internacionais de referência e relevância para a área da Educação e Ensino de Ciências. A amostra inicial foi composta por 52 artigos que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, incluíram o total de 19 artigos, que foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos indicaram que o Arduino vem sendo utilizado de forma significativa desde 2014 em pesquisas voltadas para o Ensino de Química tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, em vários países, como Estados Unidos, Espanha, França, China e Brasil. Os resultados dos trabalhos analisados apontam que a utilização do Arduino em aulas de Química tem contribuído para a aprendizagem e o engajamento dos estudantes. Além disso, também foram identificadas as principais aplicações desenvolvidas para utilização em sala de aula, assim como as principais abordagens de ensino utilizadas. Os instrumentos de medidas que são construídos com frequência são medidores de pH, temperatura, concentração de gases para cromatografia e intensidade luminosa para fluorescência. Diante disso, conclui-se que o Arduino é um recurso que está bem estabelecido no campo da Educação em Ciências, em particular no Ensino de Química, mas os resultados apontam para uma necessidade de aprimorar a capacitação dos professores de modo que eles possam usufruir desse recurso promissor.
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