ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

MAPEAMENTO E RELAÇÕES COM VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS

Autores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Patrícia Waltz Schelini Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.480

Palavras-chave:

Estratégias cognitivas, Metacognição, Ensino Público

Resumo

A relevância de conhecer as estratégias de aprendizagem de estudantes é consenso na literatura. Objetivou-se neste estudo identificar as estratégias de aprendizagem empregadas por Escolares da Educação Básica e examinar diferenças quanto ao gênero, ano escolar e extremos de idade. Participaram 168 alunos de instituições de ensino público. A Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental foi usada na coleta de dados. A subescala ‘Estratégias Metacognitivas’ foi a que apresentou a maior média e ‘Estratégias Cognitivas’, a menor. As pontuações do gênero feminino foram mais altas do que as do gênero masculino, em quase todas as medidas. Alunos mais avançados no ano escolar e mais velhos obtiveram uma média significativamente menor em ‘Ausência de Estratégias Metacognitivas Disfuncionais’ do que aqueles do início do curso e mais novos. Os estudantes mais velhos exibiram uma média significativamente superior aos demais em ‘Estratégias Metacognitivas’. Destacam-se as implicações psicoeducacionais dos dados.

Biografia do Autor

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern Califórnia, Los Angeles. É Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq 1B.

http://orcid.org/0000-0001-7597-6487; http://lattes.cnpq.br/1980541978397999;

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Psicóloga pela Universidade São Francisco, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco e pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas. É docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Santo Antônio de Jesus. http://orcid.org/0000-0002-6695-4806; http://lattes.cnpq.br/7932549468191633;

Patrícia Waltz Schelini, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-doutora pela Universidade do Minho. É docente pesquisadora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.

https://orcid.org/0000-0002-2765-865X; http://lattes.cnpq.br/6185333517392859

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

BORUCHOVITCH, E.; SUEHIRO, A. C. B.; SCHELINI, P. W. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEAMENTO E RELAÇÕES COM VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 127–139, 2024. DOI: 10.46636/recital.v5i3.480. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/480. Acesso em: 5 maio. 2024.