O podcast no ensino de ciências da natureza:
uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.193Palavras-chave:
Podcast, Ciências Naturais, Educação, Ferramentas Educacionais, Ensino Informal.Resumo
Com o avanço da tecnologia, uma grande disseminação de conteúdo e novas formas de se obter informação emergem. Dessas formas de consumo de informações, é possível citar os podcasts, arquivos de áudio obtidos pela internet que podem ter diferentes temas e durações e serem consumidos em diferentes espaços e aparelhos. Os podcasts, devido a suas características, podem funcionar como uma ferramenta de fixação dos conteúdos e divulgação didática e científica, sendo um complemento no aprendizado discente. Este trabalho tem objetivo de avaliar o potencial do podcast para fins educacionais, seja no ensino básico ou no ensino superior, com enfoque em disciplinas das ciências naturais no Brasil e em Portugal. O levantamento bibliográfico foi realizado em 4 plataformas de pesquisa de dados científicos (Science Direct; SciELO; Google Acadêmico; Periódicos CAPES), por meio de palavras-chave pertinentes. Com os resultados obtidos, observou-se que podcasts ainda são muito incipientes no âmbito escolar nos dois países, dada a pouca quantidade de trabalhos - de acordo com os critérios dessa pesquisa - realizados tratando o assunto. Porém, pode-se afirmar que o podcast tem potencial de ser um instrumento muito enriquecedor para a prática educacional, devido à grande aprovação observada nos trabalhos avaliados.
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