Educação e trabalho na EPT
Algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.356Palavras-chave:
Educação, Trabalho, OntológicoResumo
Este artigo apresenta reflexões acerca da relação Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Trabalho, problematizando aspectos que ganharam mais relevo com a pandemia da Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de caso, com roda de conversa e entrevistas, sendo os dados coletados submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011), cujo percurso metodológico englobou as etapas: preparação das informações, com transcrições de áudios; transformação do conteúdo das falas em unidades de análises; compatibilização dessas unidades em categorias; descrição e interpretação das informações, à luz do referencial teórico. Os resultados evidenciaram que o contexto pandêmico e a forma como o Estado brasileiro conduziu essa situação agravaram as condições socioeconômicas da população, comprometendo também a qualidade da educação especialmente das famílias mais pobres. Verificou-se, ainda, que os estudantes de cursos técnicos “optaram” por uma formação compatível com os interesses do mercado de trabalho, de maneira a mitigar os efeitos negativos na renda da família. O estudo aponta, ainda, desafios à implantação de uma EPT, cujos princípios político-filosóficos e didáticos estejam alicerçados na práxis, com o trabalho ontológico como princípio educativo e conhecimento científico, tecnológico e cultural integrados a uma produção livre da divisão social e técnica do trabalho.
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