Conceitos da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein em livros didáticos
uma abordagem na perspectiva do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v3i1.155Palavras-chave:
Ensino Médio, Conceitos, Livros Didáticos, Teoria da Relatividade RestritaResumo
Neste trabalho buscamos analisar e discutir como alguns conceitos da Teoria da Relatividade Restrita de Albert Einstein são abordados em alguns livros didáticos do ensino médio. Os conceitos mais recorrentes foram: espaço, tempo, contração do comprimento, dilatação do tempo, constância da velocidade da luz, princípio da relatividade e, principalmente, massa e energia. Os livros didáticos consultados foram publicados entre os anos de 2001 e 2012, a saber: Boas, Doca e Biscuola (2001); Ramalho, Nicolau e Toledo (2007) e Calçada e Sampaio (2012). Inicialmente, formulamos nossa base teórica a partir de livros de divulgação científica para base de comparações com os livros didáticos pesquisados. Os resultados apontam que há certas discordâncias entre os livros pesquisados no que diz respeito à relação de equivalência entre massa e energia. Alguns autores consideram a conversão de massa em energia e vice-versa, enquanto outros tratam isso como um equívoco conceitual e a única relação que existe entre essas duas grandezas é meramente numérica. Ademais, cabe dizer que a análise e a discussão das abordagens feitas pelos livros didáticos pesquisados têm o objetivo de contribuir com uma visão mais ampla sobre o conteúdo tratado.
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