Produto/Processo Educacional:
possibilidade de esperança para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.558Palavras-chave:
Produto/Processo Educacional Prática pedagógica Educação Profissional e TecnológicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o Produto/Processo Educacional (PPE) elaborado no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Este estudo foi direcionado por meio de uma pesquisa documental realizada com base nos Produtos/Processos Educacionais cadastrados no Observatório Nacional do ProfEPT/Ministério da Educação, no período de 2020 a 2023, das Instituições Associadas (IA) do Estado de Minas Gerais. Partem das premissas de que o PPE dentro do contexto do ProfEPT deve ter como norte os parâmetros de produção da dissertação e do PPE como forma de atender às necessidades educacionais, sociais e tecnológicas na esperança de uma educação omnilateral, colaborando para a formação integral do ser humano na EPT. O objetivo deste estudo foi apresentar as tipologias existentes dos PPE do ProfEPT, além de conhecer o tipo de PPE de maior ocorrência nas IA do Estado de Minas Gerais. Os dados encontrados evidenciaram que o tipo de PPE elaborado em maior quantidade nas IA investigadas foi o Material Didático ou Instrucional. Diante do exposto, percebemos que o PPE não é apenas um adorno presente nas práticas educacionais, mas uma ferramenta valiosa que, aliada a uma abordagem pedagógica reflexiva e dialógica, tem o potencial de revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Evangelista Soares, Soraia Ataíde Linhares Frota, Bárbara Soares Freitas Aguiar, Admilson Eustáquio Prates

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.