IF Obscuro
ironia e humor como estratégias discursivas para expressar o mal-estar estudantil
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.564Palavras-chave:
Neoliberalismo. Bem-estar estudantil. Pressão social.Resumo
Este estudo investigou as postagens e enunciados presentes na página IF Obscuro, da rede social Instagram, com o intuito de mostrar como, por meio da ironia e humor, os estudantes demonstram posicionamentos críticos e os sofrimentos vivenciados. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo corpus foi analisado sob o viés de uma metodologia multimodal. Os dados analisados demonstraram enunciados recorrentes no cenário estudantil/acadêmico, sendo recorrentes questionamentos sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os mecanismos de avaliação, a carência de espaços para discussão e consideração das pressões em que os jovens são acometidos nos contextos institucionais de ensino. A ironia e o humor foram presentes nos enunciados investigados, sendo o exagero, comparação e metáforas principais estratégias para construção de sentido. Destaca-se também que a exigência familiar e os ideais do neoliberalismo, para que os estudantes sejam produtivos, eficientes e competitivos, são recorrentes, carecendo de reflexões sobre a formação humana e cidadã. Assim, ao final do estudo, identificou-se a necessidade de as instituições de ensino ampliarem os espaços de discussão para que os estudantes e familiares participem do planejamento e haja reflexões para que os sofrimentos dos estudantes seja uma temática mais recorrente, contribuindo, dessa maneira, com a mitigação dessa problemática ampliada no cenário educacional brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lillian Gonçalves de Melo, Alex Lara Martins, Edson Antunes Quaresma Júnior, Fabiana Pereira da Silva, Karina Félix Botelho, Valdice Corrêa Ramos Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.