Relatório de Pesquisa:
(Re)Conhecer para Permanecer
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.242Palavras-chave:
Produto educacional, ProfEPT, Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Relatório de pesquisaResumo
Este artigo teve por finalidade apresentar o processo de elaboração, aplicação e validação do produto educacional, (Re)conhecer para permanecer, resultante e parte integrante da pesquisa de mestrado, “Evasão e permanência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: um estudo no IFMG campus Ribeirão das Neves”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do IFNMG, no período de 2018 a 2021. Assim sendo, buscou-se socializar os resultados de modo a contribuir com as instituições de ensino na elaboração de materiais educativos, bem como inspirar os estudantes do ProfEPT na fase de elaboração de seus respectivos produtos educacionais. A metodologia adotada foi o estudo de caso e para a coleta de dados aplicou-se o questionário eletrônico. Por meio das pesquisas bibliográfica e documental foi fomentada a elaboração do conteúdo do produto educacional. A aplicação do material educativo ocorreu junto aos servidores da instituição de ensino pesquisada e a validação junto a banca de defesa do mestrado. Os resultados apontaram que o produto educacional “(Re)conhecer para permanecer” correspondeu às suas finalidades de uso para subsídio da instituição de ensino, na elaboração de intervenções, e para nortear a implementação de políticas públicas. Pode-se concluir que o desenvolvimento de produtos educacionais contribui para a reflexão das práticas educacionais bem como possibilitam inovações no meio acadêmico e institucional.
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