Planejamento estratégico aplicado a micro e pequenas empresas
Um estudo com uma empresa do setor varejista de gás liquefeito de petróleo em Almenara/MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.10Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Micro e Pequenas EmpresasResumo
Considerando a grande relevância econômica e social das micro e pequenas empresas (MPEs), o presente estudo objetivou elaborar um Planejamento Estratégico para uma microempresa do setor varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP) de Almenara – MG. Assim, foi escolhida a metodologia de Planejamento Estratégico de Oliveira (2014), devido sua a aplicabilidade no contexto das MPEs. A pesquisa constituiu-se como exploratória, descritiva, qualitativa, e realizada através de um estudo de caso único. A coleta de dados se deu através de entrevista com um roteiro semiestruturado adaptado de Terence (2002) e Aguiar (2011), com dados tratados por análise de conteúdo. Como resultados, foi realizado um diagnóstico organizacional da empresa, estabelecendo sua visão, valores, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Foi estabelecida sua missão, objetivos e, com base nos objetivos, foram propostas metas, políticas e estratégias. Por fim, foi apresentado um plano de ação com os passos para a empresa implantar seu Planejamento Estratégico. Os resultados constituem em práticas simples, com potencial de contribuição para a empresa. Sugere-se, para estudos futuros, a verificação dos resultados do Planejamento Estratégico proposto. Sugere-se também a aplicação da presente pesquisa em outras empresas da cidade, visando contribuir com o seu desenvolvimento social e econômico.