Criação de conceito filosófico
uma proposta de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v2i1.61Palavras-chave:
Conceitos, Ensino de Filosofia, Deleuze, GuattariResumo
Grande parte do desafio de ensinar filosofia está relacionada à transição entre o conteúdo filosófico e a sua funcionalidade social, humana, acadêmica e profissional. A partir disso, este estudo tem por objetivo propor um modelo de ensino de filosofia, baseado na criação de conceito de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por meio de uma pesquisa bibliográfica focada no ensino de filosofia, em apenso a uma abordagem didático-pedagógica, desenvolveu-se uma proposta teórica que circunda problemáticas inerentes ao ensino de filosofia na atualidade. Depreende-se que a filosofia tem papel essencial no pensamento crítico do aluno e no auxílio da construção de conceitos, cuja habilidade principal está em constringir conhecimentos da experiência vivida com a normatização de padrões, teorias e ideias lógicas para a aplicação em sua realidade, isto é, em seu cotidiano. A criação de conceito, portanto, fornece uma metodologia inovadora para o ensino de filosofia, abandonando o viés conteudista e assumindo uma abordagem experiencial.