PROTEÍCA POÉTICA, DO BRAVO AO TROPEIRO RECITAL

Autores

  • Marcelo Calderari Miguel Centro Universitário IBMR | Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i1.434

Palavras-chave:

Poema; Poesia; Língua; literatura; Dialeto; Linguagem; Idiomas; Português, Terra Brasil, Ecologia

Resumo

A composição poética é um recital onde o 'eu lírico' nos conduz por uma jornada divertida ao mundo dos feijões. A cada verso, somos convidados a conhecer os diferentes tipos de feijão, personificados com características únicas, expressos através de rima, ironia, sátira e até elementos científicos. A linguagem poética empregada é inovadora, repleta de metáforas e jogos de palavras que tornam a leitura fluida e envolvente. Assim, ao se explorar a riqueza cultural e regional associada a cada variedade de feijão, a obra enriquece nossas referências não apenas no campo linguístico, mas também na fonologia, morfologia, sintaxe, estética cultural e semântica. Com uma pitada de sátira e uma colherada de alegria, o Sujeito Lírico nos instiga a refletir sobre a riqueza da culinária e da cultura que nos cerca, ressaltando que o planeta é, de fato, repleto de feijões. Essa obra nos mostra que esses humildes grãos têm muito a oferecer, além de seu valor nutricional, representando também uma parte importante de nossa identidade cultural e culinária.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Centro Universitário IBMR | Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos do Estado do Espírito Santo e Diretor de acervos do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV - Casa da Memória)

Downloads

Publicado

21.06.2024

Como Citar

MIGUEL, Marcelo Calderari. PROTEÍCA POÉTICA, DO BRAVO AO TROPEIRO RECITAL. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 196–199, 2024. DOI: 10.46636/recital.v6i1.434. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/434. Acesso em: 3 dez. 2024.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.