A MOBILIDADE URBANA DE ESTUDANTES QUE PROCURAM FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS VÁRZEA GRANDE

Autores

  • Willian Magalhães de Alcântara IFMT
  • João Vitor Gobis Verges IFRS
  • Lívia Maschio Fioravanti IFMT

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i1.447

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Várzea Grande, Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as características do deslocamento dos estudantes para o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Várzea Grande. A partir da identificação do perfil geral dos grupos pesquisados, dos problemas encontrados no trajeto, das desigualdades socioespaciais urbanas e dos problemas do transporte público municipal e intermunicipal, pretendeu-se evidenciar possíveis impactos para o desenvolvimento das atividades discentes no campus. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados e aplicação de questionários com os estudantes. Como resultado, elaborou-se um diagnóstico sobre a situação da mobilidade dos estudantes do campus, especificamente sobre o transporte público, apontando suas possibilidades e limitações. Os resultados contribuem tanto para fundamentar reivindicações para melhoria dos transportes, quanto para permitir à gestão escolar melhor compreender as demandas dos estudantes e repensar o cotidiano de algumas atividades do campus.

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Publicado

21.06.2024

Como Citar

MAGALHÃES DE ALCÂNTARA, Willian; VITOR GOBIS VERGES , João; MASCHIO FIORAVANTI, Lívia. A MOBILIDADE URBANA DE ESTUDANTES QUE PROCURAM FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS VÁRZEA GRANDE. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 167–184, 2024. DOI: 10.46636/recital.v6i1.447. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/447. Acesso em: 16 out. 2024.
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