A MOBILIDADE URBANA DE ESTUDANTES QUE PROCURAM FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS VÁRZEA GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i1.447Palavras-chave:
Mobilidade Urbana, Várzea Grande, Instituto Federal de Mato GrossoResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as características do deslocamento dos estudantes para o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Várzea Grande. A partir da identificação do perfil geral dos grupos pesquisados, dos problemas encontrados no trajeto, das desigualdades socioespaciais urbanas e dos problemas do transporte público municipal e intermunicipal, pretendeu-se evidenciar possíveis impactos para o desenvolvimento das atividades discentes no campus. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados e aplicação de questionários com os estudantes. Como resultado, elaborou-se um diagnóstico sobre a situação da mobilidade dos estudantes do campus, especificamente sobre o transporte público, apontando suas possibilidades e limitações. Os resultados contribuem tanto para fundamentar reivindicações para melhoria dos transportes, quanto para permitir à gestão escolar melhor compreender as demandas dos estudantes e repensar o cotidiano de algumas atividades do campus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Willian Magalhães de Alcântara, João Vitor Gobis Verges , Lívia Maschio Fioravanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.