Tempos pandêmicos sob o olhar de docentes e gestores

dificuldades e desafios vivenciados

Autores

  • Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8282-1712
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Simone Conceição Pereira Deák Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Maurício César Airolde Secretaria Municipal de Educação - Presidente Prudente/SP
  • Tamara Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Presidente Epitácio, SP, Brasil
  • Joane Vilela Pinto Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.581

Palavras-chave:

Ensino remoto., Professores., Gestores., Desafios Educacionais.

Resumo

A pandemia de coronavírus impôs uma nova rotina escolar com a exigência da incorporação de novas tecnologias e do ensino remoto. Foi um período no qual a precariedade educacional se acentuou e as desigualdades sociais se intensificaram ainda mais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo comparativo entre professores e gestores que atuam na educação básica, no município de Presidente Prudente-SP, sobre dificuldades e desafios vivenciados na travessia da pandemia e suas preocupações com o retorno às aulas presenciais. Para tanto, um questionário on-line, desenvolvido por meio da ferramenta Formulários Google, possibilitou a coleta dos dados necessários à realização da pesquisa. A análise demonstrou que docentes e gestores tiveram sua saúde física e mental afetada, além dos desafios sofridos devido à sobrecarga de trabalho, às defasagens formativas, à precariedade dos recursos tecnológicos e ao descaso do poder público com as condições materiais de alunos e docentes, bem como de infraestrutura das escolas. Ressalta, ainda, a importância de dar visibilidade a tais desafios, uma vez que precisam ser assumidos pelas políticas públicas para que tenhamos uma escola pública com maior equidade social.

Biografia do Autor

Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0002-8282-1712

http://lattes.cnpq.br/1008884202813410

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP/Marília-SP (2010); Mestrado na mesma Universidade - UNESP/Marília (2003). Professora e Diretora de Escola (SEE/São Paulo) aposentada.  Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas. Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente/SP.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0003-4410-1236

CV: http://lattes.cnpq.br/4339807008555214

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente ocupa a função de Professor Sênior no Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente. É Líder do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar”-  (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP- Presidente Prudente/SP.

Simone Conceição Pereira Deák, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0003-2323-3299

CV: http://lattes.cnpq.br/1314961821375395

Doutora em Educação pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP (2015). Coordenadora Pedagógica (Seduc/Presidente Prudente-SP) aposentada. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP- Presidente Prudente/SP.

Maurício César Airolde, Secretaria Municipal de Educação - Presidente Prudente/SP

https://orcid.org/0000-0003-0996-4319

CV: http://lattes.cnpq.br/9226304526029255

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP (2022). Atualmente é diretor de escola no Sistema Municipal de Educação de Presidente Prudente SP. É membro do Grupo de Pesquisa de “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Tamara Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Presidente Epitácio, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0001-9839-3217

CV: http://lattes.cnpq.br/0216876528707894

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2023). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE) e do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEPPES).

Joane Vilela Pinto, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0002-0227-4887

CV: http://lattes.cnpq.br/4252971416211375

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2024). Membro do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0003-4984-8187

CV: http://lattes.cnpq.br/9067476929046159

Mestrado e Doutorado em Psicologia Escola e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Unesp/Presidente Prudente-SP. Membro do Grupo de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores” (GPEA), Unesp- Presidente Prudente/SP .

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Publicado

21.01.2025

Como Citar

KLÉBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; DEÁK, Simone Conceição Pereira; AIROLDE, Maurício César; LIMA, Tamara; PINTO, Joane Vilela; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. Tempos pandêmicos sob o olhar de docentes e gestores: dificuldades e desafios vivenciados. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 193–213, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i2.581. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/581. Acesso em: 22 jan. 2025.
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