Êxito

Guia para otimização da rotina de estudos a distância

Autores

  • Maria das Graças da Silva Costa Coelho CEFET-MG
  • Roberta Pereira Matos IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.244

Palavras-chave:

Produto Educacional, Êxito, Educação à distância

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a experiência da elaboração do Produto Educacional (PE) “Êxito: guia para otimização da rotina de estudos a distância” a partir dos resultados obtidos na pesquisa da dissertação “Evasão, permanência e êxito: um estudo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados a distância no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) polo Curvelo”.  Este guia é destinado a orientar e nortear os discentes que estudam na modalidade a distância quanto à condução e otimização do seu processo de ensino/aprendizagem, sobretudo, quanto à organização das atividades e ao gerenciamento do tempo, o que pode contribuir para a permanência e o êxito nos estudos. O guia foi aplicado aos discentes matriculados e evadidos da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio a Distância (EPTNMEaD) polo Curvelo; à equipe de apoio que atuou/atua na EaD do CEFET-MG Polo Curvelo e à pedagogos, servidores públicos, lotados na Rede Federal de Ensino para uma avaliação pedagógica acerca do conteúdo. O guia foi avaliado, de forma unânime, como útil e recomendado para o planejamento e organização da rotina de estudos dos discentes que estudam a distância e validado pelas professoras constituintes da banca de avaliação da dissertação e do Produto Educacional.

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Publicado

26.05.2022

Como Citar

DA SILVA COSTA COELHO, Maria das Graças; MATOS, Roberta Pereira. Êxito: Guia para otimização da rotina de estudos a distância. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 33–47, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.244. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/244. Acesso em: 16 nov. 2024.
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