Êxito
Guia para otimização da rotina de estudos a distância
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.244Palavras-chave:
Produto Educacional, Êxito, Educação à distânciaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a experiência da elaboração do Produto Educacional (PE) “Êxito: guia para otimização da rotina de estudos a distância” a partir dos resultados obtidos na pesquisa da dissertação “Evasão, permanência e êxito: um estudo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados a distância no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) polo Curvelo”. Este guia é destinado a orientar e nortear os discentes que estudam na modalidade a distância quanto à condução e otimização do seu processo de ensino/aprendizagem, sobretudo, quanto à organização das atividades e ao gerenciamento do tempo, o que pode contribuir para a permanência e o êxito nos estudos. O guia foi aplicado aos discentes matriculados e evadidos da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio a Distância (EPTNMEaD) polo Curvelo; à equipe de apoio que atuou/atua na EaD do CEFET-MG Polo Curvelo e à pedagogos, servidores públicos, lotados na Rede Federal de Ensino para uma avaliação pedagógica acerca do conteúdo. O guia foi avaliado, de forma unânime, como útil e recomendado para o planejamento e organização da rotina de estudos dos discentes que estudam a distância e validado pelas professoras constituintes da banca de avaliação da dissertação e do Produto Educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Coelho, Roberta Pereira Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.